Esta pesquisa se justifica por apresentar relações dialógicas entre o Estágio Supervisionado e a identidade professoral. Piaget, afirma que o objetivo principal da educação nas escolas deve ser a formação de homens e mulheres para que sejam capazes de fazer coisas novas. Neste contexto, o processo de ensino - aprendizagem na contemporaneidade, requer que os discentes unam a teoria com a prática visualizando a realidade cotidiana e a complexidade da sua futura profissão. O estagiário incorporado nesta condição terá condições em resolver as diversidades e incertezas advindas no todo, na sala de aula. Desta forma, entendemos que a formação do professor deve ser através de um currículo interdisciplinar e transdisciplinar, no sentido de evitar saberes desunidos, divididos, compartimentados. Assim, objetivamos apontar a importância de ser pôr em prática atitudes reflexivas no início da formação docente uma vez que no estágio o discente desenvolve o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade. Neste momento, utilizamos os expedientes investigativos da metodologia qualitativa, pois nessa perspectiva, ela procura interpretar e compreender provisoriamente os fenômenos e/ou acontecimentos arrolados no processo escolar, sem a preocupação com os números, da observação (Gil, 2013). Desta forma, realizamos nosso estágio na Escola de Aplicação Professor Chaves, no Município de Nazaré da Mata-PE. Entre outras atividades, aplicamos oficina com a apresentação de uma atividade teatral que foi desenvolvida com as crianças do 7° ano referente a mecanização do campo, êxodo rural e desigualdade social, que despertou o interesse dos discentes. Assim, é urgente que o professor, rompa com o pensamento linear que o direciona a um conhecimento fragmentado, no sentido de tornar suas aulas não lineares.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica