Exclusivamente quadro, caderno, lápis e piloto, parece não configurar na contemporaneidade uma construção pertinente do conhecimento. Assim, o uso das tecnologias no ambiente escolar parece ser capaz de quebrar muros e barreiras que dificultam o aprendizado, favorecendo aos sujeitos a proclividade de não permanecerem apenas utilizando as redes sociais, e/ou seguindo a receituário de explanações do professor restando ao aluno ouvir. Para tanto, este trabalho objetiva: a) Orientar caminhos metodológicos para o uso correto dos celulares na sala de aula; b) Entender e compreender como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é indeclinável para construção do conhecimento nesta era digital concatenando o uso do celular com um melhor estudo dos conceitos básicos da Ciência Geográfica e Cartografia nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental da Escola Márcio Xavier de Moura-PE. A justificativa do trabalho é apresentar contextualizações no uso das tecnologias, especialmente com o uso do celular como ferramenta didática nas aulas de Geografia frente à necessidade do repensar caminhos metodológicos capazes de favorecer um eficiente aprendizado valendo-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Quanto à metodologia empregada foram realizadas revisões bibliográficas em artigos, dissertações, livros e teses, bem como uma pesquisa qualitativa calcada nas estratégias de emprego das (TIC) na escola alvo de estudo. No que concerne aos resultados foi perceptível que os alunos se sentem mais familiarizados com o conteúdo apresentado com o emprego das TIC em sala de aula, ao passo que se tornam protagonistas do próprio saber mediante a utilização do celular seja para registro fotográfico, uso de GPs e entre outros imperativos. Destarte, quando utilizados corretamente, parece favorecer aos movimentos de aprendizagem, uma vez que, através da realidade virtual, softwares e ferramentas interativas e lúdicas propiciam abstrações dos conteúdos ministrados
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica