No contexto da sociedade da revolução informacional na qual vivemos, é importante refletir sobre a prática docente no contexto do ensino-aprendizado dada a necessidade de construir metodologias ativas que explorem as diferentes linguagens de ensino-aprendizagem. Artifícios didáticos podem ser utilizados pelos professores nas aulas de Geografia, tornando-as assim prazerosas e estimulantes para o processo de aprendizagem, tratando temas geográficos como: população, estudo das regiões do país, meio ambiente e questões sociais. Dessa forma, o referido trabalho tem por objetivo, através de oficinas, propor aos docentes o uso da música nas aulas de geografia, como um dos inúmeros recursos que podem ser utilizados como agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, com auxilio de revisão de literatura foi elaborado metodologias que utilizem a música para que auxiliem o docente a despertar o fascínio dos discentes pela disciplina de Geografia, onde o professor consiga, por meio do lúdico, potencializar no aluno o interesse para que estes almejem o desejo pelo conhecimento oferecido por essa ciência (conhecer e compreender a relação entre o ser humano e o espaço).Visto que a construção e participação de oficinas se tornam importantes no processo de formação docente, propondo novas perspectivas, métodos e metodologias para a prática em sala de aula. De acordo com o proposto, os possíveis resultados a serem obtidos dar-se-ão através da inovação das práxis educacionais no âmbito da geografia. Nesse sentido, este trabalho tem por finalidadeutilizar da música como proposta facilitadora para a aprendizagem do ensino de geografia.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica