O presente resumo descreve como a atividade lúdica impacta de maneira positiva no processo educativo, os jogos e as aulas lúdicas proporcionam aos alunos um modo prazeroso, integrando uns com os outros no desenvolver de suas habilidades. O objetivo maior foi implementar uma forma diversificada de lecionar as aulas de cartografia nas series iniciais, já que o tema dificilmente é abordado nas aulas de geografia, levar essas aulas lúdicas a sala de aula e interagir melhor com os discentes é uma forma de abranger o conhecimento tirando os alunos do obvio e assim conseguir leva-los para um novo modo de ver e aprender e compreender o assunto trabalhado. A participação ativa dos alunos potencializa o rendimento de aprendizagem em sala de aula, a partir do momento que o educador viabiliza um caminho dinâmico para a construção de conhecimento. Assim, as aulas que tem essa interação acabam rompendo o ensino tradicional baseado apenas em livros e escritas de conteúdos prontos. A pesquisa se apresenta na abordagem qualitativa, pela amplitude da visão do campo investigado, permitindo maior interação entre sujeitos e o objeto de pesquisa. No fim desta pesquisa foi possível perceber que os alunos se prendem melhor no assunto da cartografia geográfica quando o professor os tiram de sua acomodação e os apresenta uma forma aprimorar o conhecimento da educação de forma interativa e saudável, isso proporciona a eles sentimento de prazer em assistir a aula pois o lúdico abre essa oportunidade.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica