O solo é um elemento fundamental na dinâmica e equilíbrio dos ecossistemas. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do ensino da Pedologia através das técnicas lúdicas, visto que este recurso consegue maximizar o desempenho dos alunos. Justificando-se, pelo fato da atividade lúdica proporcionar e estimular o desenvolvimento da aprendizagem além de influenciar diretamente no desenvolvimento psicológico, social e cognitivo do educando. O ato de ensinar apresenta desafios, pois exige que o professor proponha diferentes recursos para alcançar os objetivos apresentados em sala. Logo, é fundamental que os educadores tenham apropriação de técnicas educacionais que valorize o conteúdo e estimule o conhecimento dos alunos. Através de uma metodologia eficaz é possível obter resultados que apontam para a necessidade de serem incorporadas atividades lúdicas, principalmente para o ensino sobre solos, onde busquem atividades práticas em que o trabalho de campo e o contato são essenciais para o ensino/aprendizagem do aluno. Como metodologia, haverá a aplicação de teorias relacionadas a temáticas dos solos e em seguida a aplicação de oficinas que abordem o conteúdo no qual implicará na compreensão do mesmo, visto que, o aluno poderá ver e sentir o que foi apresentado na teoria, resultando assim, na contribuição para o ensino da pedologia, o prazer e divertimento durante as aulas, além de contribuir para que o aluno desenvolva habilidades cognitivas, motoras, atenção, percepção e capacidade de reflexão. Através disso, podemos concluir que a inclusão de novas metodologias e modelos didáticos pedagógicos podem auxiliar nas necessidades encontradas no processo de ensino aprendizagem. Fazendo com que a ludicidade seja um mecanismo de destaque para um maior envolvimento dos alunos com os conteúdos abordados, pois pesquisar, testar, buscar diferenciadas propostas pedagógicas não só é necessário, mas essencial para a formação de alunos pesquisadores.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica