O acesso a informação sobre recursos hídricos constitui um dos instrumentos da política nacional sustentada na Lei 9.433/97, sendo fundamental o processo educativo formal para sua socialização e utilização. O uso do sistema nacional de informação deve permitir que os discentes entendam a importância da disponibilidade desses dados para a organização das atividades humanas. Constitui objetivo do trabalho abordar o uso do Sistema Nacional de Informação Sobre os Recursos Hídricos - SNIRH no ensino médio. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema e como o conteúdo referente à água permeia o currículo do ensino médio, em seguida foi desenvolvida oficina em laboratório de informática com discentes do 2º ano do ensino médio, momento também oportuno para registros fotográficos. A análise do Parâmetro Curricular Estadual de Geografia de Pernambuco permitiu constar que os alunos devem ao fim do 2º ano do ensino médio estar apto a entender a gestão de uma bacia hidrográfica caracterizando a necessidade de conseguir realizar levantamento de dados sobre a mesma, os discentes não apresentavam conhecimentos prévios sobre o sistema de informação, a partir das oficinas apresentaram facilidade para aquisição de dados sobre precipitação, vazão e volume de reservatórios. O uso do SNIRH é uma ferramenta excelente para o estudo das bacias hidrográficas e o seu devido conhecimento por parte da população pode aprimorar as atividades humanas relacionadas diretamente com a água.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica