Resumo: Os conceitos de conservação e Preservação do Meio são de grande discussão na atualidade, é um tema necessário a ser discutido nas escolas. Essa pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio a respeito da importância da Conservação e Preservação para o Meio Ambiente, assim como o conhecimento dos conceitos de Conservação, Preservação e Meio Ambiente. Temas vinculados ao trato da manutenção da biosfera, é de essencial importância para o conhecimento dos estudantes. Nesta feita, foi realizada uma pesquisa quantitativa interdisciplinar referente ao conhecimento que os alunos do 3° ano do ensino médio da EREMT (Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba), nas turmas B e D, quanto a estes temas, inseridos nas áreas de Geografia e Biologia. Realizada em 3 fases: onde primeiramente foi aplicado um questionário com 10 perguntas objetivas, com o intuito de observar o grau de entendimento dos estudantes acerca desses assuntos. Na 2ª fase foi ministrada uma aula tradicional a partir dos princípios que os alunos foram questionados, utilizando apresentação de slide e data show. Por fim, foi reaplicado o questionário da fase 1. A partir da análise dos questionários da fase 1 percebemos que os alunos, de ambas as turmas, possuíam um bom entendimento sobre o tema e os conceitos tratados. Tendo uma significativa melhora nos resultados quando aplicada a aula sobre o estudo. Porém, notamos dificuldades por parte dos discentes quanto a distinção entre Conservação e Preservação, bem evidente na questão 8, onde, na 1° fase, houve um pequeno número de acertos, com apenas 7% na turma B e 15% na turma D. Assim, constatamos que os alunos do estudo em questão possuíam um conhecimento significativo a respeito dos temas tratados, ainda assim foi interessante a abordagem da aula, para discussão do tema e esclarecimento de dúvidas.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica