Resumo:
O seguinte Trabalho vem mostrar e apresentar a necessidade da prática do letramento cartográfico desde as séries iniciais. Que sua utilização não se restringe apenas para o ensino dos métodos cartográficos, e sim, que ela pode ser utilizada como processo pedagógico para os variados conteúdos da Geografia. O objetivo geral é apresentar proposta de atividades dinâmicas que o docente possa utilizar em suas aulas, na qual os estudantes adquirem com mais facilidade os conteúdos de cartografia. Objetivos específicos são: fazer os alunos do ensino fundamental compreender com mais facilidade os conteúdos de cartografia; formação dos professores de geografia e pedagogia, pois eles quem dão aula para alunos do fundamental I; Mostra propostas de dinâmicas e jogos que facilite as didáticas em sala de aula; Construir em sala de aula os conceitos de mapa, escala, coordenada geográfica, legenda; Apresentar a importância do mapa de crianças; Abordar que é preciso trabalhar cartografia em todos os conteúdos de geografia. O trabalho é justificado por existir alunos do fundamental II e ensino médio que não possuem letramento cartográfico satisfatório, ou seja, uma base do conhecimento da cartografia, o que dificulta o processo de ensino do professor e a aprendizagem discente. Isto ocorre pelo fato dos alunos não terem possuído uma boa alfabetização cartografia nas séries iniciais. Em primeiro momento a metodologia utilizada foi à leitura de livros que falem da importância da cartografia e de utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; Depois foi realizado um minicurso com estudantes de geografia da Universidade de Pernambuco, em uma Amostra Cientifica. Os resultados alcançados no minicurso foi o seguinte: os estudantes não mostravam entusiasmo pelo trabalho quando eles não se encontravam como agente participativo da atividade, e nem todas as brincadeiras despertava o interesse, sendo necessária uma reciclagem para utilizará uma próxima vez.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica