Resumo
A presente pesquisa tem como foco o sucateamento do modal ferroviário do eixo Recife – Mata Norte, desencadeando uma deficiência na pluralidade dos modais de transportes destinados ao movimento pendular constante entre a população interiorana e a da capital pernambucana. Provocando assim, a dependência exclusiva dos transportes rodoviários e, desse modo, ocasionando o monopólio e os altos preços praticados pelas empresas de transporte de passageiros, bem como de cargas. Valores estes, não suportados a serem pagos por parte da população da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. O trabalho de pesquisa se justificou na procura de uma possível mudança nesse descaso que ocorre atualmente, e, na busca por dados que tornem viável a retomada e a restauração da malha férrea existente na Mata Norte. Bem como, no estudo dos impactos sociais e econômicos que ocorreriam com a possibilidade de implantação de um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) no eixo Recife – Nazaré da Mata, ou pensando mais além, na extensão desse eixo para a cidade de Timbaúba ou até mesmo para João Pessoa no estado da Paraíba, interligando as capitais mais próximas do país. A metodologia trata-se da análise do processo histórico e do registro coletado em campo sobre a real situação da ferrovia (fotografias e coleta de pontos no GPS), sendo criado um mapa das áreas mais debilitadas e o desenvolvimento de supostas formas para suas recuperações. E, por fim, temos a discussão e conclusão do presente trabalho, onde está apresentada toda a síntese da pesquisa, quais foram os resultados obtidos e se os mesmos foram, ou não, satisfatórios como esperado.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica