Introdução: Em crianças, além do impacto existente na harmonia dental, as diferenças no tamanho, forma e presença de dentes conoides impactam na autoestima dos pacientes, que podem apresentar mudanças em suas atitudes devido ao fator psicológico, podendo variar desde uma pequena timidez até uma introversão total (SILVEIRA et al., 2017). Portanto, torna-se fundamental que além dos cirurgiões-dentistas restaurarem a função, consigam uma melhora na estética dental (SANTEZI et al., 2016). A presença de dentes conoides na porção anterior da maxila é uma das razões que impactam de uma maneira negativa na harmonia do sorriso (KURESKI et al., 2018).
Objetivo: Apresentar um caso clínico de reanatomização de incisivos laterais conoides em criança.
Relato de caso: Paciente E.B, 8 anos de idade,sexo feminino, procurou a clínica odontológica da UNIOESTE para a realização de uma revisão das condições bucais. Após a realização do exame clínico foi diagnosticado que a paciente se apresentava na fase de dentição mista, com a presença dos incisivos laterais decíduos superiores direito e esquerdo conoides. Dessa forma, o planejamento constituiu-se na transformação estética e funcional dos dentes conóides em incisivo lateral.
Resultados: A reanatomização de dentes conóides com o uso de resinas compostas se dá como um tratamento altamente eficaz e satisfatório em atingir os objetivos almejados tanto pelo paciente pediátrico como ao seu responsável.
Conclusão: Após reanatomização de dentes conóides com o uso de resinas compostas, demonstrou-se aumento da qualidade de vida do paciente, agradando-o com o resultado funcional e estético.
Comissão Organizadora
XIV Congresso de Odontologia da Unioeste
Comissão Científica