INTRODUÇÃO
O restabelecimento de um sorriso harmônico constitui um desafio para a odontologia restauradora, devido ao elevado nível de exigência dos pacientes com a estética dental. Neste caso é apresentada a correção estética de ântero-superiores através de preparos minimamente invasivos para confecção de facetas diretas com resina composta por meio de um procedimento minimamente invasivo e da técnica direta, para a obtenção de um sorriso harmônico.
OBJETIVOS
Esse estudo possui como objetivo relatar o caso de uma paciente que apresentava restaurações ântero-superiores insatisfatórias, com necessidade de reabilitação estética, onde uma abordagem restauradora com resina composta foi empregada para remodelação estética.
RELA TO DE CASO
Paciente C.V.S, 58 anos, melanoderma, gênero feminino, compareceu a clínica de odontologia da UNIOESTE mostrando-se insatisfeita com a estética do seu sorriso. Realizou-se então a análise e o planejamento do caso através de exame clínico, determinando a realização da reabilitação através de restaurações diretas com resina composta.
RESULTADOS:
A odontologia está em constante evolução, pois deve atender aos conceitos de estética impostos por pacientes e cirurgiões-dentistas. Então, optou-se pela resina composta, pois mimetiza as características ópticas dos dentes devido a grande quantidade de cores disponíveis atualmente, sendo uma alternativa conservadora, rápida e com boa relação custo-benefício.
CONCLUSÃO
Diante do exposto pode-se concluir que as resinas compostas possibilitam a confecção da restauração de forma direta, por meio da utilização de um material com adequado custo benefício e excelentes resultados estéticos, através de uma técnica minimamente invasiva que não requer grandes desgastes teciduais.
Comissão Organizadora
XIV Congresso de Odontologia da Unioeste
Comissão Científica