O resumo expandido analisa a gestão de compras públicas no Instituto Federal do Paraná (IFPR) após a implementação do pregão. O estudo de caso explora os desafios enfrentados pelos pregoeiros, suas percepções sobre a superação de obstáculos e os benefícios e avanços inovadores proporcionados por essa modalidade de licitação desde a criação do IFPR em 2008 até 2023. A metodologia envolveu análise documental e entrevistas com pregoeiros para identificar e discutir aspectos como agilidade, desafios operacionais, burocratização, capacitação, obtenção de economias, entre outros. Os resultados indicam que o pregão eletrônico trouxe agilidade e redução de custos, mas também apresentou desafios relacionados a sistemas e padronização. A pesquisa conclui que o pregão se consolidou como ferramenta essencial, demandando esforços contínuos em capacitação e melhoria de sistemas para otimizar seus benefícios na administração pública.
Comissão Organizadora
Composta por cinco (5) petianas e a professora tutora do grupo:
PET Administração Pública
Comissão Científica
Composta por vinte e nove (29) pareceristas: