Este trabalho analisa as barreiras de inclusão e acessibilidade enfrentadas por estudantes com deficiência ou neuro-divergência na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara, destacando as diferenças de vivência universitária entre discentes. A pesquisa investiga a inadequação da faculdade às exigências legais de inclusão, com foco em acessibilidade e percepção de barreiras. A teoria do fracasso escolar, de Maria Helena Souza Patto é central, pois critica o sistema educacional por transferir a responsabilidade de adaptação aos alunos, perpetuando a exclusão. O conceito de fato social, de Émile Durkheim, evidencia a pressão institucional pela conformidade, ignorando a diversidade dos estudantes.. Os resultados mostram que 60% dos discentes com deficiência ou neuro-divergência relatam dificuldades significativas de adaptação, especialmente devido à falta de flexibilidade nas metodologias de ensino. A pesquisa conclui que a inclusão efetiva exige mudanças estruturais e culturais na instituição, recomendando formação para docentes e valorização da diversidade.
Comissão Organizadora
Composta por cinco (5) petianas e a professora tutora do grupo:
PET Administração Pública
Comissão Científica
Composta por vinte e nove (29) pareceristas: