Bem-estar de peixes de produção no Brasil: atuação do Terceiro Setor

  • Autor
  • Caroline Marques Maia
  • Resumo
  • Embora a necessidade de abordar o bem-estar dos peixes seja cada vez mais evidente, no Brasil, a falta de regulamentação e atuação robusta de certificadoras dificultam tal abordagem. A ONG Alianima, com um corpo técnico especializado que busca relacionamentos cooperativos com produtores e líderes da indústria alimentícia visando alcançar melhorias para o bem-estar dos animais de produção, tem atuado nesse setor. A organização faz parte da coalizão internacional Aquatic Animal Alliance (AAA), que atua pela redução do sofrimento dos animais aquáticos. Em 2021, a Alianima publicou a Declaração de Senciência em Peixes, assinada por mais de 40 profissionais, que traz evidências técnico-científicas sobre a senciência desses animais aquáticos. A Alianima também tem atuado buscando reflexão e conscientização da sociedade através de divulgação científica nessa temática. Mais recentemente, a organização produziu cartilhas sobre o bem-estar dos peixes, que são materiais bem fundamentados e direcionados aos produtores e varejistas. Além disso, a Alianima tem ministrado palestras em eventos do setor, além de oferecer treinamentos e consultorias gratuitas na área. No cenário das políticas públicas, a organização tem dialogado com parlamentares do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), além de acompanhar as reuniões da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados. No ano passado, a Alianima produziu uma nota técnica solicitando a inclusão dos peixes na Portaria que abrange o abate humanitário dos animais de produção. Por fim, a organização também tem dialogado com certificadoras internacionais da área visando estender a atuação dessas empresas no Brasil. Em conclusão, como o setor vem se intensificando ao longo dos anos sem suporte da normatização brasileira ou atuação significativa de certificadoras em relação ao bem-estar dos peixes, é urgente intervir nesse cenário, e é nesse sentido que a Alianima tem atuado. A partir disso, estabelecer compromissos com empresas da indústria é o próximo passo fundamental.

  • Palavras-chave
  • animais aquáticos, qualidade de vida, ONGs
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Bem-estar animal e etologia aplicada
Voltar

Uma da partes mais ricas de um evento é ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para colegas cientistas e interagir com os pares. Um Encontro pressupõe várias pessoas e foi fundamental ter a contribuição de tantos cientistas para o nosso encontro. Graduandos e pós-graduandos apresentaram suas descobertas e testaram a receptividade da comunidade científica a suas ideias. Isso não apenas  enriqueceu os seus currículos, mas os ajudou a construir sua imagem como pesquisador, contribuiu para sua capacidade de argumentação e criou uma rede de contatos com colegas de área. 

Nos simpósios vimos a interação entre cientistas de diferentes instituições que estão produzindo pesquisa numa mesma área. Foi uma forma rica de construir colaborações e de sintetizar descobertas.

Comissão Organizadora

Eduardo Bessa

Comissão Científica