VALIDAÇÃO DE ESTÍMULOS PARA USO EM PROGRAMAS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL DE CURIÓS (Sporophila angolensis) EM GAIOLA

  • Autor
  • Viviane Franco de Oliveira
  • Co-autores
  • Selene Siqueira da Cunha Nogueira , Sérgio Luiz Gama Nogueira-Filho
  • Resumo
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    A criação de aves canoras em gaiolas é uma prática comum no Brasil, entretanto, este ambiente possui grande limitação de estímulos, comprometendo o bem-estar das aves. Para introdução de novos estímulos, é importante que sejam previamente validados quanto à sua valência (positiva/negativa), o que muitas vezes não ocorre. Assim, foi avaliada a resposta de oito curiós (Sporophila angolensis) frente à presença de oito estímulos para análise de suas valências e possível uso em programas de enriquecimento ambiental. Os estímulos foram: sementes de Cyperus rotundos, recipiente para banho, jiló (Solanum aethiopicum), larvas de Tenebrio molitorplayback de co-específico desconhecido, espelho, playback  e um modelo de  predador (Caracara plantus). Cada estímulo (S) foi testado seis vezes não consecutivas, seguindo o modelo ABA (A:5 min. sem S, B:5 min. com S e A:5 min. sem S), totalizando 12 horas de observação/ave com registro animal focal, analisado por meio do software Boris. Foi aplicado o modelo linear geral  e testes Post hoc  Tukey (? < 0,05). As sementes foram o S mais positivo; apresentaram menor latência de aproximação (P < 0,001), alto consumo (P < 0,001) e redução da ocorrência de estereotipia (route trace)  (P < 0,001). O jiló (positivo), diminuiu o tempo em alerta durante apresentação (P=0,011). O espelho foi o mais negativo; aumentou o tempo em freezing (P = 0,012) e diminuiu o tempo em conforto durante e pós apresentação (P < 0,001). Os demais estímulos  foram validados como negativos (recipiente, playbacks, modelo de predador, tenébrios e espelho). Conclui-se, portanto, que as sementes de Cyperus rotundos e o jiló são os estímulos mais positivos para o uso em programas de enriquecimento ambiental.

     

  • Palavras-chave
  • Aves, bem-estar animal, comportamento exploratório, estereotipia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Bem-estar animal e etologia aplicada
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