DESSENSIBILIZAÇÃO PARA APLICAÇÕES INTRAMUSCULARES EM PORCO-DO-MATO (Dicotyles tajacu)

  • Autor
  • Willian Lopes Lima
  • Co-autores
  • Karol Priscilla Bernardino Gomes , Hylana Victória Veiga da Costa , Gabriela Moura de Oliveira , Vitor Gomes Rodrigues
  • Resumo
  • A dessensibilização é uma técnica de modelagem comportamental aplicada à aprendizagem animal, destinada a reduzir respostas de medo e desconforto por meio da exposição gradual a estímulos aversivos, associada à administração de reforços positivos. Essa abordagem é fundamental para minimizar reações negativas a procedimentos estressantes e melhorar a qualidade de vida dos animais sob cuidados humanos. Este trabalho relata o processo de dessensibilização de um porco-do-mato (Dicotyles tajacu) para aplicações intramusculares, visando promover sua colaboração em ações de medicina preventiva. O Zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos abriga 01 macho adulto da espécie, com mais de 20 anos, socializado e condicionado. Os treinamentos ocorrem no recinto do animal, 03 vezes por semana, onde o espécime é incentivado com afagos (reforço positivo de sua preferência), nas regiões da axila e queixo, a se posicionar em decúbito lateral para simulações de avaliações clínicas. A dessensibilização iniciou em novembro de 2023, sendo realizada junto ao condicionamento. Na primeira sessão, aplicou-se gaze hidrofílica umedecida com álcool 70% no membro inferior direito, seguido pelo toque da tampa de uma seringa e dois tipos de instrumentais odontológicos pontiagudos, onde todo o processo foi acompanhado pelos afagos. Ao demonstrar alta permissividade, inserimos agulhas hipodérmicas de 13mm e 25mm na musculatura do animal. Na segunda sessão, repetimos as etapas anteriores, com a adição de soro fisiológico, e o animal apenas levantou levemente a cabeça como reação à introdução do líquido, sem apresentar comportamentos agonísticos. Mais cinco sessões ocorreram e o indivíduo permaneceu extremamente receptivo em todas, possibilitando a realização de sedação através do manejo cooperativo, para uma intervenção odontológica, resultado que comprova a eficácia do treinamento. Conclui-se que a dessensibilização é uma ferramenta essencial em programas de bem-estar animal e medicina preventiva em zoológicos, facilitando a cooperatividade dos animais e melhorando sua qualidade de vida.

  • Palavras-chave
  • tayassuidae, bem-estar, condicionamento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Condicionamento, Adestramento e Aprendizado
Voltar

Uma da partes mais ricas de um evento é ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para colegas cientistas e interagir com os pares. Um Encontro pressupõe várias pessoas e foi fundamental ter a contribuição de tantos cientistas para o nosso encontro. Graduandos e pós-graduandos apresentaram suas descobertas e testaram a receptividade da comunidade científica a suas ideias. Isso não apenas  enriqueceu os seus currículos, mas os ajudou a construir sua imagem como pesquisador, contribuiu para sua capacidade de argumentação e criou uma rede de contatos com colegas de área. 

Nos simpósios vimos a interação entre cientistas de diferentes instituições que estão produzindo pesquisa numa mesma área. Foi uma forma rica de construir colaborações e de sintetizar descobertas.

Comissão Organizadora

Eduardo Bessa

Comissão Científica