Impacto do Enriquecimento Ambiental no Desempenho de Bezerros em Diferentes Sistemas de Aleitamento

  • Autor
  • Ida Rúbia Machado Moulin
  • Co-autores
  • Lucyélen Costa Amorim Pereira , Rafael Gomes Ladário Júnior , Aparecida de Fátima Madella de Oliveira
  • Resumo
  •  

    O enriquecimento ambiental (EA) visa melhorar o bem-estar dos bezerros, proporcionando estímulos que podem influenciar positivamente seu desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do EA no desempenho de bezerros mestiços Holandês x Gir durante a fase de aleitamento, em três tipos de sistemas de alojamento: casinha tropical, sistema tropical e sistema coletivo. Foram utilizados 40 bezerros, machos e fêmeas, distribuídos em aleitamento fracionado com e sem EA nos sistemas casinha, tropical e aleitamento natural no sistema coletivo. Foram utilizados como EA: pneus, toras de madeira, “sorvete” (preparado com leite e concentrado), varal de folhas, brinquedos com garrafa pet, bola e contato físico com outros animais. O acompanhamento do peso e o ganho médio diário (GMD) foi realizado desde o nascimento até os 71 dias de vida dos animais. Para a análise estatística, foram utilizados o teste Shapiro-Wilk e o teste F com um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os machos eram significativamente mais pesados ao nascimento (38,21 ± 3,21 kg) do que as fêmeas (36,17 ± 1,84 kg). O GMD entre os machos (0,595 ± 0,227 kg/dia) e as fêmeas (0,567 ± 0,177 kg/dia) não apresentou diferença significativa. Não houve efeito significativo do tipo de sistema de alojamento no peso e no GMD dos bezerros. O uso de EA não influenciou significativamente o peso dos bezerros, mas os animais com EA tiveram um GMD ligeiramente superior (0,608 ± 0,217 kg/dia) comparado aos sem EA (0,521 ± 0,232 kg/dia). Conclui-se que o sexo dos bezerros afeta o peso ao nascimento, mas não o GMD. O tipo de sistema de alojamento não teve impacto significativo no desempenho dos bezerros. O EA, embora não seja estatisticamente significativo, pode oferecer um leve benefício para o ganho médio diário, indicando um potencial positivo para o bem-estar animal.

     

  • Palavras-chave
  • Bem-estar, bovinos, ganho de peso, sistema tropical
  • Modalidade
  • Simpósios Auto-organizados
  • Área Temática
  • Bem-estar animal e etologia aplicada
Voltar

Uma da partes mais ricas de um evento é ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para colegas cientistas e interagir com os pares. Um Encontro pressupõe várias pessoas e foi fundamental ter a contribuição de tantos cientistas para o nosso encontro. Graduandos e pós-graduandos apresentaram suas descobertas e testaram a receptividade da comunidade científica a suas ideias. Isso não apenas  enriqueceu os seus currículos, mas os ajudou a construir sua imagem como pesquisador, contribuiu para sua capacidade de argumentação e criou uma rede de contatos com colegas de área. 

Nos simpósios vimos a interação entre cientistas de diferentes instituições que estão produzindo pesquisa numa mesma área. Foi uma forma rica de construir colaborações e de sintetizar descobertas.

Comissão Organizadora

Eduardo Bessa

Comissão Científica