Ansiedade Canina e fatores associados

  • Autor
  • Maria Cecília de Souza
  • Co-autores
  • Gabriel Quaresma Bastos , Rosana Suemi Tokumaru
  • Resumo
  • A ansiedade canina é uma condição influenciada por fatores genéticos, ambientais e sociais, afetando significativamente o bem-estar dos cães e seus tutores. Este estudo objetivou investigar as relações entre ansiedade canina, características dos cães e fatores sociodemográficos dos tutores em uma amostra de tutores de cães brasileiros. Participaram da pesquisa 1.150 tutores de cães recrutados via redes sociais e e-mails, dos quais 776 atenderam integralmente aos critérios de inclusão. Utilizou-se um questionário com questões demográficas sobre o cão e o tutor, além da Lincoln Canine Anxiety Scale (LCAS) para avaliar a ansiedade canina em diversas situações. As análises, realizadas no SPSS, incluíram estatísticas descritivas, correlações, testes-t, testes de qui-quadrado e análises discriminantes. Os resultados mostraram que escutar fogos de artifício e ficar sozinho foram as situações mais ansiogênicas e para essas duas situações tivemos padrões comportamentais característicos com mais de 60% de classificação correta na análise discriminante. Cães de tutores solteiros e sem filhos exibiram mais comportamentos ansiosos, como ofegar e arranhar portas. Além disso, observou-se que cães de tutoras do sexo feminino apresentaram maiores níveis de ansiedade, com comportamentos predominantes como seguir o tutor, ficar em alerta e vocalizar mais frequentemente. Foi também identificado que cães com doenças crônicas apresentaram níveis mais altos de ansiedade, demonstrando comportamentos como vômitos e diarreia.Conclui-se que na amostra estudada a ansiedade em cães ocorre principalmente em situações relacionadas ao desconforto físico intenso (ouvir fogos de artifício) e ausência da figura de apego (ficar sozinho). Conclui-se ainda que a ansiedade dos cães pode ser influenciada pelo relacionamento entre características dos cães e tutores. Esses achados destacam a importância de considerar as características individuais dos cães e os fatores sociodemográficos dos tutores ao desenvolver estratégias de manejo e intervenção para a ansiedade canina.

     
  • Palavras-chave
  • Ansiedade Canina, comportamento canino, interação humano- cão
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Outros
Voltar

Uma da partes mais ricas de um evento é ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para colegas cientistas e interagir com os pares. Um Encontro pressupõe várias pessoas e foi fundamental ter a contribuição de tantos cientistas para o nosso encontro. Graduandos e pós-graduandos apresentaram suas descobertas e testaram a receptividade da comunidade científica a suas ideias. Isso não apenas  enriqueceu os seus currículos, mas os ajudou a construir sua imagem como pesquisador, contribuiu para sua capacidade de argumentação e criou uma rede de contatos com colegas de área. 

Nos simpósios vimos a interação entre cientistas de diferentes instituições que estão produzindo pesquisa numa mesma área. Foi uma forma rica de construir colaborações e de sintetizar descobertas.

Comissão Organizadora

Eduardo Bessa

Comissão Científica