ENRIQUECIMENTO SENSORIAL COM Piper marginatum Jacq. PARA GRANDES FELINOS NO ZOOLÓGICO DO RECIFE.

  • Autor
  • Gabriela Vieira da Silva
  • Co-autores
  • Will Lopes Lima , Karol Priscilla Bernardino Gomes , Gabriela Moura de Oliveira
  • Resumo
  • O bem-estar animal compreende a boa saúde animal, e uma das formas de manter seu alto nível é através do Enriquecimento Ambiental, técnica utilizada em zoológicos visando alteração na rotina dos animais. Para os felinos que possuem o olfato bem desenvolvido, é comum aplicar enriquecimento sensorial. O trabalho objetivou testar a aplicabilidade e a duração do enriquecimento sensorial com Piper marginatum Jacq. para duas espécies de grandes felinos. O estudo foi realizado no mês de julho de 2024 durante 2 dias, cada dia com duas etapas, a primeira constituída na observação pré sem enriquecimento ambiental e a segunda, com enriquecimento com um total de 4 horas para cada espécie. Nas duas etapas foram usados o aplicativo TallyFlex® ABA data collection e o Planilhas® para registro e análise da frequência e tempo de interação. O método amostral foi o animal focal com registro contínuo e repertório comportamental coletado previamente. As folhas foram cortadas e esfregadas em caixas de papelão no primeiro enriquecimento e, no segundo, esfregadas em pneus. Foram coletados 400 atos comportamentais para Panthera onca e 497 para Puma concolor, subdivididas nas categorias locomoção; inatividade; observando; excretando; grooming; comportamento anormal; demarcação e interação com enriquecimento. Notou-se que os indivíduos obtiveram mudança positiva quando comparadas as somas dos repertórios comportamentais apresentados nas duas fases. Para Panthera onca, houve aumento de “cheirar” (0% para 5,14%) e “lamber” (3,5% para 6,85%); a interação com os enriquecimentos totalizou 3min40s. Para Puma concolor, houve aumento de “esfregar” (0,4% para 1,21%) e “lamber” (9,2% para 19,02%); a interação com os enriquecimentos totalizou 2min07s. Apesar das interações terem sido positivas, não houve mudança significativa nos comportamentos dos indivíduos de Panthera onca e Puma concolor, sendo recomendado que outros testes sejam feitos, para que a eficácia da Piper marginatum Jacq. seja fortalecida.

  • Palavras-chave
  • Bem-estar, Olfativo, Felidae
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Bem-estar animal e etologia aplicada
Voltar

Uma da partes mais ricas de um evento é ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para colegas cientistas e interagir com os pares. Um Encontro pressupõe várias pessoas e foi fundamental ter a contribuição de tantos cientistas para o nosso encontro. Graduandos e pós-graduandos apresentaram suas descobertas e testaram a receptividade da comunidade científica a suas ideias. Isso não apenas  enriqueceu os seus currículos, mas os ajudou a construir sua imagem como pesquisador, contribuiu para sua capacidade de argumentação e criou uma rede de contatos com colegas de área. 

Nos simpósios vimos a interação entre cientistas de diferentes instituições que estão produzindo pesquisa numa mesma área. Foi uma forma rica de construir colaborações e de sintetizar descobertas.

Comissão Organizadora

Eduardo Bessa

Comissão Científica