ENRIQUECIMENTO SENSORIAL COM Piper marginatum Jacq. PARA Leopardus spp. NO ZOOLÓGICO DO RECIFE

  • Autor
  • Gabriela Vieira da Silva
  • Co-autores
  • Will Lopes Lima , Karol Priscilla Bernardino Gomes , Gabriela Moura de Oliveira
  • Resumo
  • O Enriquecimento Ambiental (EA) é uma técnica utilizada em zoológicos, que propõe garantir o bem-estar dos animais através de atividades que quebram a monotonia da sua rotina. Para Felidae, que utiliza o sentido olfativo na comunicação e marcação de território, é comum aplicar enriquecimento sensorial. O estudo objetivou testar a duração e a aplicabilidade do enriquecimento sensorial com Piper marginatum Jacq. para dois indivíduos do gênero Leopardus spp sob cuidados humanos. Foram realizadas observações comportamentais de Leopardus pardalis e Leopardus tigrinus tigrinus, residentes no Zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos, em julho de 2024. Com 2 horas de observação para cada espécie, divididos “pré” (1h) e “pós” (1h) enriquecimento, pelo método animal focal com registro contínuo e repertório comportamental coletado previamente. As folhas foram cortadas e friccionadas em caixas de papelão e colocadas no recinto. As observações foram realizadas por meio de registro escrito, para isso, foi utilizado prancheta, ficha de campo, lápis, cronômetro para o tempo de interação e para análise da frequência o Planilhas®. Foram coletados 151 atos comportamentais para Leopardus pardalis e 233 para Leopardus tigrinus tigrinus, subdivididas nas categorias locomoção; inatividade; observando; excretando; grooming; comportamento anormal, demarcação e interação com enriquecimento. Quando aferidas as somas das categorias comportamentais apresentadas nas duas fases, constatou-se que os indivíduos apresentaram mudança positiva. Para Leopardus pardalis, houve aumento de “esfregar” (0 para 7,22%), e “lamber” (2,94% para 10,84%); a interação com o enriquecimento durou 2min39s. Para Leopardus tigrinus tigrinus, houve aumento de “esfregar” (0% para 3,22%), e “lamber” (2,56% para 4,51%); a interação com o enriquecimento durou 1min20s. A apresentação da Piper marginatum Jacq. pode ser benéfica para os estímulos sensoriais de felinos mantidos sob cuidados humanos, sendo necessário a realização de outros testes, para que a eficácia da erva seja fortalecida.

  • Palavras-chave
  • Bem-estar, Felinos, Olfativo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Bem-estar animal e etologia aplicada
Voltar

Uma da partes mais ricas de um evento é ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para colegas cientistas e interagir com os pares. Um Encontro pressupõe várias pessoas e foi fundamental ter a contribuição de tantos cientistas para o nosso encontro. Graduandos e pós-graduandos apresentaram suas descobertas e testaram a receptividade da comunidade científica a suas ideias. Isso não apenas  enriqueceu os seus currículos, mas os ajudou a construir sua imagem como pesquisador, contribuiu para sua capacidade de argumentação e criou uma rede de contatos com colegas de área. 

Nos simpósios vimos a interação entre cientistas de diferentes instituições que estão produzindo pesquisa numa mesma área. Foi uma forma rica de construir colaborações e de sintetizar descobertas.

Comissão Organizadora

Eduardo Bessa

Comissão Científica