Reintegração mãe e filhote da espécie Alouatta guariba mantidos sob cuidados humanos

  • Autor
  • Jenefer Schelemberg
  • Co-autores
  • Kaio Gutieres Ebert , Aline Naissa Dada , Sheila Francisco , Alessandra Beirith , Zelinda Maria Braga Hirano
  • Resumo
  • Evidências cientificas demonstram que, em primatas não humanos, o investimento parental é de extrema importância para o desenvolvimento saudável do recém-nascido. O presente trabalho é um relato de experiência a partir de um procedimento de reintegração de uma fêmea da espécie Alouatta guariba com seu filhote, ambos cativos no Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (CEPESBI). Devido a mãe ser primípara e estar sob cuidados humanos não possuía referência de cuidado materno, desta forma, rejeitava a presença do filhote. O mesmo acabou sofrendo uma queda no recinto e necessitou de cuidados veterinários, ficando afastado da mãe por 10 dias. Após esse período, iniciou-se o procedimento de reintegração que baseou-se em aproximação gradual e condicionamento operante. Este processo foi dividido em três etapas: A primeira etapa consistia na apresentação do filhote à mãe, pelo lado de fora do recinto, cinco vezes ao dia, recompensando-a mediante demonstração de comportamentos afiliativos, tais como lamber, cheirar, higienizar. Na segunda etapa, a fêmea foi realocada para uma gaiola menor. O filhote era introduzido na gaiola junto à mãe durante o dia, permanecendo todo o tempo sob supervisão e retirado durante a noite, sendo amamentado por mamadeira. Durante esse processo observou-se a emissão dos comportamentos afiliativos por parte da mãe, porém, ainda não tolerando a presença do filhote em seu ventre, impossibilitando a amamentação de forma natural. Após serem observados os comportamentos compatíveis na relação materna, de acordo com o que é descrito na literatura, como manter o filhote próximo ao ventre, aquecendo e amamentando-o, ambos foram reintroduzidos no recinto que permaneciam anteriormente. Em todas as etapas anteriores foi utilizada a técnica de reforço positivo com adição de folha de embaúba todas as vezes que a fêmea demonstrava investimento parental. Nesse sentido é possível sugerir que houve sucesso no procedimento de reintegração de mãe e filhote.

  • Palavras-chave
  • bugio, investimento parental, condicionamento operante, desenvolvimento de infantes
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Comportamento reprodutivo e Cuidado parental
Voltar

Uma da partes mais ricas de um evento é ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para colegas cientistas e interagir com os pares. Um Encontro pressupõe várias pessoas e foi fundamental ter a contribuição de tantos cientistas para o nosso encontro. Graduandos e pós-graduandos apresentaram suas descobertas e testaram a receptividade da comunidade científica a suas ideias. Isso não apenas  enriqueceu os seus currículos, mas os ajudou a construir sua imagem como pesquisador, contribuiu para sua capacidade de argumentação e criou uma rede de contatos com colegas de área. 

Nos simpósios vimos a interação entre cientistas de diferentes instituições que estão produzindo pesquisa numa mesma área. Foi uma forma rica de construir colaborações e de sintetizar descobertas.

Comissão Organizadora

Eduardo Bessa

Comissão Científica