AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ROTINAS SAUDÁVEIS E BEM-ESTAR DE ANIMAIS DE COMPANHIA.

  • Autor
  • GEOVANA DE FARIAS PINHEIRO
  • Co-autores
  • Fabiana Andrade Lima Miranda
  • Resumo
  • Muitos estudantes do ensino médio que cuidam de seus animais de estimação ainda não têm conhecimento pleno sobre os cuidados básicos. Este trabalho buscou avaliar o nível de conhecimento dos jovens e conscientizá-los sobre a saúde e bem-estar animal, fortalecendo o vínculo com os pets. O trabalho foi conduzido na escola Mário Chermont, em Belém do Pará, com uma turma de cerca de 35 alunos do segundo ano do ensino médio. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, e todos os participantes e seus respectivos responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a participação no estudo. A população de estudo foi composta por alunos regularmente matriculados, sendo incluídos aqueles que manifestaram voluntariamente o desejo de participar. Os critérios de exclusão abrangeram alunos que não apresentaram o TCLE assinado ou que optaram por não responder ao questionário. A intervenção consistiu em uma apresentação em sala de aula que utilizou materiais audiovisuais para abordar os cuidados com os animais. Para avaliar a compreensão dos ouvintes, foi aplicado um questionário com 30 perguntas de múltipla escolha que revelou o nível de conhecimento dos participantes. Este levantamento avaliou o entendimento dos jovens, incluindo perguntas sobre nutrição adequada, frequência de exercícios, higienização do ambiente e a relevância das visitas ao veterinário. Ele também abordou aspectos do bem-estar emocional. Dos 35 alunos, 30 participaram do questionário. Entre eles, 13 alunos (37,14%) não possuíam conhecimento sobre os cuidados básicos, não acertando sequer 10 perguntas. Cinco alunos (14,29%) apresentaram noções básicas de cuidados, acertando entre 10 e 15 perguntas, enquanto 12 alunos (34,29%) demonstraram conhecimento aprofundado, com mais de 15 acertos. Os 5 alunos restantes não quiseram participar da pesquisa e, por isso, foram excluídos da análise. A intervenção provou-se eficaz para avaliar e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o manejo de bichos de estimação, essencial para o combate ao abandono e aos maus-tratos. Os dados evidenciaram a necessidade de maior conscientização sobre o bem-estar animal, fator contribuinte para a formação cidadã desse público. A abordagem combinada de avaliação e conscientização mostrou-se relevante para promover a responsabilidade e o cuidado adequado dos jovens em relação aos seus pets.

  • Palavras-chave
  • Bem-estar animal, Educação, Ensino médio, Pets.
  • Área Temática
  • Ética, Bem-Estar Animal, Medicina do Coletivo e Desastres
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