Título: Baby-led weaning: uma alternativa à introdução de sólidos tradicional
Introdução: A presente revisão de literatura objetivou analisar artigos referentes ao Baby-led weaning (BLW), método que sugere uma modificação na maneira tradicional de introdução alimentar, visando concluir se o método é benéfico para o desenvolvimento da criança.
Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos publicados entre os anos 2016 e 2020, tendo como referência as bases de dados Scielo, Pubmed e arquivos da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Discussão: Após a análise dos artigos literários concluiu-se que a utilização do BLW, oferecimento de pedaços pequenos de alimentos sólidos em que o próprio bebê lidera a alimentação avaliando o que deseja consumir e a quantidade necessária para sua saciedade, quando comparada a conduta alimentar tradicional, promove menor propensão ao excesso de peso e maior aceitação alimentar. Além disso, o BLW promove uma experiência sensorial com a maneira em que os alimentos são servidos, permitindo a observação da criança de novas cores e texturas. No entanto, foi também observada uma escassez de conhecimento sobre o método. Existem poucos artigos em português sobre o assunto e alguns profissionais da saúde ainda sentem receio em indicá-lo devido preocupações com a capacidade dos bebês de promoverem sua alimentação e o risco de engasgo, expondo a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
Conclusão: O método Baby Led Weaning proporciona condições para que a criança acompanhe os hábitos alimentares da família, promove sua autonomia e estimula seu desenvolvimento cognitivo. Entretanto, poucos artigos disponíveis acerca do tema foram encontrados, expondo a necessidade de mais estudos sobre o método.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica