Células tronco: aplicações e questões envolvendo sua utilização na neuro-oftalmologia – uma revisão

  • Autor
  • Arthur Felipe Rocha de Sousa
  • Co-autores
  • Amanda Satie Faustino Okada , Carolina de Sena Masera , Lara Fernandes Kuerten , Mozart Borges de Paula , Benedito Antônio de Sousa
  • Resumo
  •  

    Introdução

    O uso de células-tronco (CT) vem contribuindo de forma efetiva no manejo de doenças neuro-oftalmológicas, cujo prognóstico não costuma ser favorável. Este trabalho tem como objetivo apresentar as aplicações desse tipo celular na neuro-oftalmologia e as grandes questões relacionadas ao seu uso.

    Metodologia

    Revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados SciELO, PubMed e Latindex, de artigos publicados nos últimos 11 anos, utilizando os termos “Células tronco”, “Aplicação terapêutica”, “Neuro-oftalmologia”, em inglês e português. Excluídos aqueles que não abordavam as aplicações terapêuticas das CT.

    Discussão

    A retina é uma parte do sistema nervoso central cuja estrutura é formada por células neuronais especializadas. Todos os anos, pessoas de diferentes faixas etárias sofrem com distúrbios visuais devido a doenças neuro-oftalmológicas, a maioria acomete a retina. Crianças e adultos pela retinite pigmentar; adultos de meia idade pela retinopatia diabética; e os idosos pela degeneração macular relacionada a idade.

    Nesse cenário, o uso de CT como terapia se mostra de extrema importância no tratamento dessas doenças, essas afecções não possuem tratamentos efetivos de cura e levam a perda progressiva da acuidade visual.  A grande esperança, em relação ao uso dessas células no tratamento de doenças neuro-oftalmológicas, está vinculada a sua capacidade de migrarem para o local desejado e se diferenciarem em células específicas como as da retina.

    O principal benefício observado foi a melhora da acuidade visual dos pacientes. No entanto, os relatos de caso ainda não conseguem demonstrar melhora significativa a longo prazo. Além disso, os estudos indicam complicações associadas a imunossupressão induzida para realização do transplante da CT, e também, as complicações do procedimento cirúrgico como hemorragia, simbléfaro, infecção e perda da transparência da córnea. Somado a isso, existe a questão da falta de conhecimento sobre o real comportamento dessas células na reconstrução retiniana.

    Conclusão

    O tratamento com CT representa uma grande esperança terapêutica para doenças que são na atualidade consideradas incuráveis. Todavia, ainda é um tratamento neuro-oftalmológico controverso, uma vez que pode haver desfecho negativo se utilizado incorretamente e aleatoriamente. Por conta disso, apesar do uso dessas células em doenças oftalmológicas retinianas ser promissor, ainda são necessários mais estudos que comprovem sua eficácia a médio e longo prazo.

     

  • Palavras-chave
  • Células tronco; aplicação terapêutica; neuro-oftalmologia
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica