Introdução: Mieloma múltiplo é a proliferação do plasmocitoma, tumor de células plasmáticas com produção excessiva de imunoglobulinas de cadeias leves.
Descrição do caso: Paciente, 46 anos, casado, leucodermo, relata dor na região lombar, persistente, de intensidade 8 em 10, incapacitante,irradiava para a face posterior do membro inferior esquerdo até o calcanhar, acompanhada de parestesia e palestesia no membro inferior esquerdo, piorando ao deambular e em posição sentada. Informa acidente de trabalho devido à queda de uma caixa pesada em suas costas, prosseguido de atendimento medico com prescrição de anti-inflamatório injetado nas nádegas e relaxante muscular via oral, sem exame complementar e com dor persistente. Após quatro dias relata episódio súbito de queda devido a uma paralisia corporal total acompanhada de intensa dor, dispneia e sudorese profusa, foram realizadas seis radiografias de tórax e da lombar, tomografia com e sem contraste, evidenciando fratura vertebral em L4 e lesões osteolíticas em outras vértebras e no crânio.
Discussão: O crescimento descontrolado das células plasmáticas é chamado mieloma múltiplo. Acomete áreas de intensa atividade hematopoética principalmente na região da coluna vertebral, crânio, pelve e costelas. Manifesta-se como uma destruição esquelética difusa associada à anemia, hipercalcemia, disfunção renal, amiloidose sistêmica ou infecções. A dor nos ossos é o primeiro sinal clínico e sintoma mais comum, a morbidade e mortalidade esta associada ao aumento da destruição óssea. Para o diagnóstico é realizado biópsia, comprovando-se quando pelo menos 10% das células da medula óssea são plasmáticas associadas à hipercalcemia. É necessário fazer exames de imagem para avaliar o grau da doença. Tem como possibilidade de tratamento cirurgia, radioterapia ou uso de medicamentos por via oral ou intravenosa. Apresenta predileção pelo gênero masculino com mais de quarenta anos de idade.
Conclusão: Logo, trata-se de uma doença hematológica incapacitante para o paciente que necessita de tratamento com o profissional especializado. Também, a sua apresentação clínica pode ser decorrente de um trauma físico. Sendo assim, é de rigorosa importância que o médico clínico reconheça essa possibilidade diagnóstica para fazer o encaminhamento adequado.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica