Introdução: O Fenômeno de Raynaud (FRy) caracteriza-se por episódios de vasoespasmos em extremidades, associados a palidez e cianose, que ocorrem após estresse ou exposição ao frio. A prevalência varia entre 3,5 a 15%, compromete mais indivíduos jovens e mulheres e relaciona-se a diversos fatores.
Descrição do caso: JMSP, sexo feminino, 21 anos, residente e procedente de Coimbra- Portugal, histórico de esclerose sistêmica. Paciente observou a presença de um nódulo na porção distal do quinto quirodáctilo, e posteriormente na porção medial do terceiro quirodáctilo, edemaciado e sem prurido, com hipersensibilidade. Após uma semana, edema em todos os dedos exceto na palma da mão, com dor em flexão e extensão, agravada em ambientes frios, seguido de equimose na lâmina ungueal. Ao exame, revelou além de capilares ectasiados e áreas de desvascularização, uma desestruturação da sua arquitetura capilar.
Discussão: O FRy consiste em uma desordem devido a exagerada resposta vascular às situações de estresse emocional ou estímulos térmicos. As manifestações clínicas são decorrentes da vasoconstrição e a da insuficiente oxigenação dos vasos periféricos, que conferem isquemia e cianose respectivamente. O FRy pode se primário quando não esta associado a doenças. No entanto, pode ser secundário a doenças como a esclerose sistêmica (ES). Nesse caso, as lesões e ativação endotelial causadas por esta, provocam aumento na produção de substâncias vasoconstritoras além da diminuição de substâncias vasodilatadoras. O prognóstico está relacionado com a severidade das manifestações clínicas e órgãos afetados, sendo o acometimento pulmonar a maior causa de óbito.
Conclusão: O FRy e suas complicações têm um impacto significativo na qualidade de vida, portanto a compreensão da patogênese e da de suas manifestações clínicas, bem como seu tratamento devem ser um objetivo importante dos profissionais da saúde. O FRy tem particular importância na ES, podendo ser mais grave em decorrência do ciclo vicioso em que há vasoespasmo, geração de radicais livres, lesão endotelial e mais vasoespasmo e obter um diagnostico precoce garante um bom prognóstico.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica