Os mecanismos geradores da lesão induzida pulmonar pela ventilação mecânica

  • Autor
  • Thais Ribeiro Nicolaidis
  • Co-autores
  • Flávio Ferreira Pontes Amorim , Mariana Barretto Pavoni , Ana Carolina Mauer Kuhn , Marina de Azevedo Vilardo , Ana Cláudia Nogueira
  • Resumo
  • Introdução

    A ventilação mecânica (VM) é um método de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Com o advento da pandemia da COVID 19, observou o aumento do uso da VM e de pacientes com lesão pulmonar aguda e síndrome da angústia respiratória aguda.

    Metodologia

    Este é um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados base de dados, como UpToDate, SCIELO e Google Acadêmico, foram escolhidos artigos datados de 2011 a 2020, na língua portuguesa e inglesa, não foram utilizados outros filtros. Foram utilizadas as palavras-chave: ventilação, ventilação mecânica, lesão pulmonar, lesão induzida.

    Discussão

    Para evitar o aumento de pacientes com lesão pulmonar aguda é preciso conhecer os principais determinantes da lesão pulmonar induzida pelo ventilador (LPIV), sendo eles: volutrauma (VT), barotrauma (BT), atelectrauma (AT), biotrauma.

    A VM com altas pressões nas vias aéreas acarreta em lesões pulmonares, caracterizadas apenas por ruptura dos espaços aéreos e fuga de ar, produzindo muitas manifestações clínicas, que foram reconhecidas como BT. Ademais, existem outras evidências indicaram que o grau de insuflação pulmonar parece ser gênese essencial da lesão pulmonar do que o nível de pressão, assim o aumento da pressão de pico inspiratório e do volume corrente são essenciais para que ocorra a LPIV, que gerou a definição do termo VT.

    Ainda não se sabe ao certo o mecanismo de AT, mas acredita-se que este fenômeno está relacionado ao ciclo de abertura e/ou fechamento das vias aéreas distais, dos ductos e das unidades alveolares. Essa utilização das unidades pulmonares distais acaba por causar um estresse de cisalhamento, resultando a lesão.

    O biotrauma é caracterizado pela liberação de mediadores inflamatórios pelas células do pulmão afetada, essa liberação é induzida pela VM. Esses mediadores são: neutrofilos, macrofagos e células epiteliais alveolares, incluindo o fator TNF-?, IL-6 e IL-8. Esse mecanismo é uma causa de disfunção de múltiplos órgãos e sistemas.

    Conclusão

    A VM pode causar lesões biofísicas e bioquímicas. A fisiopatologia responsáveis pelo VT, BT, AT, biotrauma devem ser bem compriendidas para que se possa evitar a LPIV ,assim auxiliando no tratamento e na recuperação de pacientes com a lesão pulmonar aguda e a síndrome da angústia respiratória aguda.

     

  • Palavras-chave
  • ventilação, ventilação mecânica, lesão pulmonar, lesão induzida
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica