Título: A importância de uma boa relação médico-paciente para a realização de uma anamnese com qualidade.
Introdução: Anamnese é uma entrevista realizada por profissionais de saúde que busca trazer de volta à memória fatos relacionados à doença e ao paciente. Este trabalho objetiva evidenciar a necessidade da participação do paciente na realização da anamnese mediante uma boa relação médico-paciente.
Metodologia: Revisão bibliográfica utilizando as bases de dados SCIELO, PUBMED e BVS, bem como livros de semiologia médica. Descritores: “Anamnese”, “Relação Médico-Paciente” e “Vínculo”. A pesquisa abrange artigos em língua portuguesa publicados entre os anos 2012 e 2018.
Discussão: O desenvolvimento tecnológico e a possibilidade de diagnóstico por meio de exames complementares, fazem com que muitos médicos deixem de priorizar a qualidade da anamnese durante a consulta com os seus pacientes. Porém, diagnosticar por meio de exames não leva em consideração questões psicológicas e sociais nem possíveis retornos que podem estar relacionados a queixas de consultas anteriores. O paciente é quem possui as informações sobre suas enfermidades e cabe ao médico tornar a consulta confortável e transmitir confiança para seus pacientes. Muitas vezes a postura do profissional da saúde faz com que o paciente deixe de compartilhar fatos ou queixas importantes para o pleno diagnóstico da enfermidade. Perguntas acompanhadas de juízo de valor, expressões que demonstrem censura, falta de empatia e pouco interesse nas falas deste paciente reprimem e estimulam o silenciamento. Uma relação médico-paciente de qualidade proporciona o estímulo necessário para que o paciente se sinta à vontade para compartilhar informações, para participar ativamente do processo de anamnese e para melhor adesão do tratamento proposto pelo médico.
Conclusão: É possível concluir que o médico que construiu uma relação harmônica e de confiança com seus pacientes, consegue realizar anamneses com mais qualidade. Ao criar laços com o paciente, é possível instruí-lo, bem como transmitir-lhe segurança. Uma boa relação médico-paciente propicia a obtenção de mais informações, facilita o diagnóstico e aumenta as chances de adesão ao tratamento.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica