Percepção dos Resultados e Técnicas de Rinoplastia.

  • Autor
  • Letícia Pfeilsticker Oliveira de Carvalho
  • Co-autores
  • Fernanda Pacheco Mendes Coelho , Gabriel Barroso Leão , João Victor Soares da Silva , Yasmin Azevedo Barbosa , Cássio César Arrais Leão
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A rinoplastia é um dos procedimentos estéticos cirúrgicos mais realizados no mundo. Embora haja divergência a respeito da melhor técnica, o certo é que, independentemente do método utilizado, o resultado positivo da rinoplastia depende da percepção e satisfação final do paciente. 

    METODOLOGIA: Nesta revisão de literatura buscaram-se estudos nos bancos de dados PubMed/MEDLINE, BVS Brasil e SciELO, utilizando os descritores "rhinoplasty" AND "techniques" AND "results" resultando em 6 artigos. Para elegibilidade, privilegiaram-se publicações em português e inglês realizadas nos últimos 10 anos. Os estudos que fugiam ao tema proposto foram excluídos, totalizando 4 artigos.

    DISCUSSÃO: A técnica endonasal é a mais utilizada na rinoplastia devido à curta duração, menor formação de tecido cicatricial e menos complicações se comparada às abordagens abertas. Contudo, é limitada e adequada apenas para casos selecionados. O método aberto fornece campo de visão suficiente para reconstrução nasal e septal, alcançando simetria com maior facilidade. Dessas, a técnica transcolumelar aberta é indispensável para intervenções secundárias, rinoplastia de aumento e anomalias congênitas, como lábio leporino. A ORWTI (rinoplastia sem incisão transcolumelar) é considerada complexa e arriscada devido à alta taxa de complicação quando realizada por cirurgiões em treinamento. Todavia, essa técnica possibilita vários tipos de intervenções, especialmente a cirurgia de ponta. Outrossim, fatores técnicos cruciais contribuem para um resultado favorável na incisão columelar, como o planejamento adequado da localização e design para a incisão usada e execução precisa, aplicando cortes limpos perpendiculares à superfície da pele, fechamento meticuloso em várias camadas e adequado cuidado pós-operatório. As principais técnicas relatadas até o momento aplicam como base a percepção holística do rosto, e não só um nariz mais bonito, alcançando, assim, resultados mais harmoniosos. Ademais, estudos mostram que a maioria os pacientes parecem mais jovens e mais atraentes após a cirurgia.

    CONCLUSÃO: Entende-se, portanto, que a rinoplastia continua sendo um procedimento laborioso em estética no que tange à cirurgia plástica, sendo necessários avanços da análise facial, melhor planejamento intraoperatório e experiência do cirurgião em questão. Assim, maiores chances de sucesso e resultado são alcançadas. Dessa forma, é visto que essa operação influencia na beleza facial positivamente, contribuindo para a satisfação dos pacientes quando a técnica é feita da melhor forma possível.

  • Palavras-chave
  • rinoplastia, técnicas, resultados.
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica