INTRODUÇÃO
A gravidez é um período de extrema adaptação para o corpo da mulher, tanto hormonal quanto musculoesquelética. Dentre as mudanças temos a Síndrome do túnel do carpo (STC), segunda complicação músculo esquelética mais comum nesse período.
METODOLOGIA
Revisão de publicações recentes referidas na base de dados Scielo e Pubmed que abordam a temática sobre Síndrome do Túnel do Carpo no período gestacional nos últimos 5 anos.
DISCUSSÃO
A síndrome do túnel do carpo é caracterizada como a compressão do nervo mediano ao nível do punho. Quando esta ocorre durante a gestação, é classificada como secundária devido a alterações na distribuição dos fluidos, sendo mais frequente no segundo e terceiro trimestres. Uma das hipóteses sobre a causa da STC seria uma hipersensibilidade neurológica em conjunto com aumento da retenção hídrica, além disso, oscilações no nível de glicemia aparentemente aumentam as chances de desenvolver esta síndrome. Dentre os sintomas mais prevalentes encontram-se formigamento bilateral em mãos, dor em queimação, parestesia, edema palmar e de punho, diminuição da força e destreza das mãos. Os sintomas tendem a piorar no período da noite, fato que muitas vezes interfere na qualidade do sono dessas gestantes. O diagnóstico é clínico com realização de testes como os teste de Tinel e Phalen, podendo ainda ser solicitado ultrassonografia para confirmar o diagnóstico. O tratamento durante a gestação tende a ser conservador, lançando mão de fisioterapia e analgesia, inclusive vitaminas do complexo B. Geralmente, os sintomas desaparecem com o termo, sendo rara a necessidade de cirurgia.
CONCLUSÃO
A STC é uma complicação frequente que deve ser investigada no período pré natal e puerperal. Muitas gestantes acabam considerando os sintomas normais da gestação não correlacionando-os com alterações do sono ou depressão. Sua ocorrência é maior em pacientes que relatam retenção hídrica e edema. Dessa forma, o profissional de saúde deve estar atento aos sintomas para que o tratamento mais adequado seja iniciado e melhore assim, a qualidade de vida da gestante.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica