Introdução: A ninfoplastia é uma cirurgia que envolve a redução dos lábios genitais e correção de assimetrias. A hipertrofia de pequenos lábios corrobora com o desconforto na função sexual. Logo, esse procedimento visa melhorar a qualidade de vida em relação a parte álgica, psíquica e sexual.
Metodologia: Trata-se de uma revisão literária, com utilização das bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Portal Capes, descritores “labioplastia” OR “ninfoplastia” AND “satisfação sexual”, entre os anos 2011-2020, que configuram revisão sistemática e ensaio clínico controlado, nos idiomas inglês, espanhol e português. Foram selecionados 7 artigos com base em relevância clínica e terapêutica.
Discussão: A hipertrofia dos pequenos lábios está associada ao desconforto funcional e estético, o que interfere diretamente na vida sexual em relação à satisfação, higiene, dores relacionadas ao uso de roupas justas. Isso afeta a autopercepção feminina e compromete o prazer íntimo da mulher. O padrão estético anatômico para a genitália feminina advém da ideia de que os lábios menores devem ser recobertos pelos lábios maiores, principalmente sobre influência midiática e da indústria pornográfica que preconiza uma genitália pré-puberal. Sendo assim, aquelas que se distanciam desse estereótipo buscam melhorar sua autoimagem e decidem se adequar ao que é socialmente idealizado. Entretanto, uma parcela substancial das mulheres procura a cirurgia com intenção de amenizar sofrimentos álgicos diários, visto que os neurônios somatossensoriais presentes nos lábios menores, em contato prolongado com roupas justas podem desencadear dor. Sendo assim, com a correção cirúrgica da hipertrofia, os lábios menores ficarão protegidos pela vulva, reduzindo a estimulação dolorosa pelo toque por longos períodos com tecidos. Com isso, após a ninfoplastia as pacientes apresentam melhora da função sexual, que deve ser multidimensional e centrada em si, uma vez que a autoconfiança juntamente com a diminuição da dor está diretamente relacionada ao aumento da satisfação sexual.
Conclusão: A hipertrofia de pequenos lábios pode interferir no conforto psicológico e no bem estar pessoal e sexual, o que causa conflitos no relacionamento íntimo. Logo, a ninfoplastia de pequenos lábios possibilita eliminar o desconforto social, funcional e estético, sendo evidente a relevância deste procedimento cirúrgico.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica