IMPLICAÇÕES DA CONTRACEPÇÃO HORMONAL CONTÍNUA NO CICLO MENSTRUAL

  • Autor
  • Ana Karina Borges de Moura
  • Co-autores
  • Fernanda Lopes de Araujo , Camila Cardoso Da Rocha Silva , Vinícius Leandro Oliveira de Medeiros , Isaías Freire Alves de Azevedo
  • Resumo
  • Introdução

    A anticoncepção hormonal utiliza drogas hormonais em dose a fim de evitar uma gravidez não planejada. O seu uso, sobretudo, quando prolongado provoca alterações no ciclo menstrual da mulher. Assim, o presente trabalho visa discutir as implicações da contracepção hormonal contínua no ciclo.

    Metodologia

    Nesta revisão de literatura foi feita uma busca nas bases científicas Scielo e Pubmed entre 2015-2020 com os descritores Mesh e DeCs: “Menstrual Cycle”; “Hormonal Contraception”, obtendo 442 artigos, após análise foram selecionados 5 (2 revisões sistemáticas, 1 estudo multicêntrico, 1 transversal e 1 randomizado), por abordarem as implicações da contracepção hormonal no ciclo menstrual.

    Discussão

    As implicações observadas no ciclo menstrual se dividem em três categorias: controle do ciclo (priorizando a regularidade), amenorréia e sangramento prolongado. Têm-se como resultados encontrados em anticoncepcionais injetáveis combinados e contracepção oral combinada: 26,6% das mulheres apresentaram sangramento profuso durante o primeiro ano do uso da contracepção porém esse número diminuiu gradativamente nos dois anos seguintes; 81,3% das mulheres apresentaram controle do ciclo. Mais além, em estudos com contracepção progestativa foi observado um padrão de 10-20% das mulheres amenorreicas e 10-40% apresentaram hemorragias irregulares em via de administração oral e subcutânea e 70% de mulheres amenorreicas em uso de via injetável. Já em uso do dispositivo intra-uterino liberador de levonorgestrel, houve uma redução do sangramento em 90% das mulheres, sendo 65% amenorreicas ao final do primeiro ano. Em um estudo com acetato de segesterona e sistema contraceptivo vaginal de etinilestradiol, foi observado apenas 1,8% das mulheres com sangramento inaceitável acarretando na descontinuação do medicamento. Ademais, nota-se que as alterações no sangramento menstrual induzidas por contraceptivos são as principais causas de interrupção do tratamento pelas pacientes, sendo que na América e Europa há a tendência da predileção pela amenorréia.

    Conclusão

    Os resultados acerca das implicações da contracepção hormonal no ciclo menstrual apresentaram baixa taxa de sangramento prolongado, mostrando-se um método tolerável. Deve-se frisar a importância da análise individual de cada paciente, contabilizando suas preferências e seu conforto, além de incluí-la na escolha do método, ofertando todas as informações para uma decisão consciente. Por fim é recomendado o acompanhamento e a reavaliação, se necessário, da contracepção escolhida.

  • Palavras-chave
  • Ciclo menstrual, Contracepção hormonal, Padrão de sangramento.
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica