O USO DE ENXERTO DE GORDURA PARA TRATAMENTO DE FERIDAS

  • Autor
  • Víctor Brunno Pinheiro Sampaio
  • Co-autores
  • Priscila Resende Abdalla , Jéssica Rayanne Aragão Peixoto , Grazielle de Oliveira Marques , Luiz Henrique Lepesqueur Botelho Lobão , Cássio César Arrais Leão
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A lipoenxertia é um transplante autólogo que visa restaurar e reconstituir o tecido celular subcutâneo, sendo útil, assim, para fins estéticos e não-estéticos. Nesse sentido, os lipoenxertos tornam-se viáveis para tratamento de feridas complexas, visto que possuem função reparadora.

    METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão sistemática com busca no PubMed/MEDLINE e SciELO. Utilizaram-se os descritores "fat grafting" AND "reconstructive" AND "plastic surgery", selecionando 5 artigos nacionais e internacionais, publicados nos últimos 7 anos.

    DISCUSSÃO: A lipoenxertia promove a cicatrização e a regeneração tecidual por meio de sua característica celular de diferenciação em tecido epitelial, dérmico e epidérmico, além da sua capacidade em aumentar significativamente o tecido de granulação. Promove também a neovascularização (angiogênese), a epitelização e, assim, acelera o processo cicatricial. O enxerto de gordura pode ser obtido por meio de duas técnicas, sendo elas: a lipoaspiração, um método amplamente utilizado no meio médico, e a lipofragmentação. Esta última foi desenvolvida visando a otimização da lipoenxertia, uma vez que a fragmentação de produtos de dermolipectomias permite a obtenção de um volume muito maior de gordura quando comparado ao método tradicional. Por ser um método recente, a lipofragmentação necessita de mais estudos, excepcionalmente em humanos, buscando a segurança e o aprimoramento da técnica. 

    CONCLUSÃO: A lipoenxertia traz inúmeros benefícios relacionados a cirurgias reparadoras por ser um procedimento seguro e simples, com bons resultados estéticos e que traz maior segurança ao apresentar um baixo percentual de complicações. Por último, possui baixas taxas de rejeição e taxas variáveis de absorção, e pode, sem dúvidas, ser promissora na cirurgia plástica reparadora.

  • Palavras-chave
  • Cirurgia Plástica, Lipoenxerto, Feridas.
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica