Introdução: Atualmente, há um aumento nos transtornos mentais, especialmente em professores. Entre as patologias mais frequentes está a síndrome de Burnout (SB), que é resultante do estresse crônico, associado a três componentes: a exaustão emocional, a despersonalização e a realização profissional. Metodologia: O estudo fora realizado a partir de uma revisão bibliográfica de 6 artigos publicados a partir de 2015. A pesquisa fora feita nos bancos de dados PubMed e Scielo, utilizando as palavras-chave síndrome de "burnout", "educadores" e ''saúde mental'' em português e em inglês. Os artigos cujas temáticas não se encaixaram no objetivo da análise foram excluídos. Discussão: Diante dos três componentes da SB, a exaustão compreende o desgaste físico e emocional, devido ao excesso de exigências. Por conseguinte, a despersonalização é uma consequência e está relacionada ao distanciamento dos sentimentos. Por fim, a realização profissional está associada à incompetência e insatisfação laboral. Dessa forma, é fato que os professores estão mais suscetíveis a essa síndrome, pois estão submetidos à elevada exigências emocionais, à carga horária excessiva, pouco tempo para lazer e vida social. Além disso, as constantes reformas educacionais e atualizações dos métodos de ensino depositam uma exacerbada pressão e autocobrança sobre os mesmos. Ademais, um estudo entre os professores de Londrina, utilizando a Escala de Burnout, a Maslach Burnout Inventory (MBI), demonstrou que os docentes que apresentam maior escore na exaustão emocional e na despersonalização costumam possuir um nível elevado de Burnout. Para mais, uma pesquisa realizada com 366 professores do ensino fundamental do Distrito Federal, fora possível observar que a exaustão emocional dos profissionais prejudica não apenas a concentração, quanto a capacidade de concluir uma tarefa e as mulheres são as mais afetadas, pois, a grande maioria são casada e possui filhos, possuindo uma tripla jornada de trabalho. Conclusão: O esgotamento físico e mental dos docentes, relatado com frequência na literatura, retrata a relevância da Síndrome de Burnout no contexto educacional. Ademais, foram citados, como principais fatores associados ao desenvolvimento da síndrome, a elevada carga horária e a baixa remuneração. Assim, infere-se que os professores devem, decerto, serem valorizados nas instituições, para que haja a preservação de sua saúde mental.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica