INTRODUÇÃO A ultrassonografia pulmonar tem ganhado importância na avaliação do grau de comprometimento pulmonar de pacientes com COVID-19. Essa se mostra uma ferramenta adicional, com vantagens que a tornam atraente como modalidade diagnóstica, auxiliando na propedêutica e monitoramento do paciente.
METODOLOGIA: Foi feita uma revisão de literatura baseada em uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PUBMED, SCIELO e MEDLINE através dos descritores: ultrassonografia e COVID-19 combinados, seu similares e equivalentes em inglês. Os artigos encontrados foram submetidos à análise crítica, dos quais foram selecionados 11 artigos do ano de 2020.
DISCUSSÃO: A ultrassonografia (US) pulmonar tem se mostrado eficaz no diagnóstico e monitoramento da COVID-19, além de segura para a equipe hospitalar e demais pacientes. A possibilidade de ser realizada no leito e seu baixo custo a tornam mais acessível, além de necessitar de menos profissionais em seu manuseio e ter fácil higienização, que permitem maior proteção durante a pandemia. Devido a ausência de radiação ionizante, ela pode ser utilizada em qualquer etapa do diagnóstico e tratamento, tornando-se útil no monitoramento da doença e na avaliação de pacientes impossibilitados de utilizar uma tomografia computadorizada (TC). Assim, pacientes grávidas, pediátricos, instáveis e sob o uso de ventilação mecânica se beneficiam do uso da US. Por fornecer achados específicos, mesmo que não patognomônicos, o exame, associado à clínica, garante alta probabilidade do diagnóstico da COVID-19. Seu acesso às bases pulmonares, mais afetadas, permite eficiente análise do pulmão, tendo como principais achados linhas B coalescentes esparsas pelo parênquima pulmonar e espessamento e irregularidade pleurais, desde o início da doença. Dessa forma, a US pode ser utilizada na verificação rápida do comprometimento pulmonar, no acompanhamento da doença e para guiar a conduta terapêutica, tornando-se superior à avaliação clínica e ao raio X de tórax no diagnóstico do envolvimento pulmonar.
CONCLUSÃO: A US pode ser utilizada em pacientes com COVID-19 para excluir outras causas, patologias associadas e monitorar pacientes em Unidades Intensivas, principalmente por sua praticidade, facilidade de transporte e baixo custo, podendo ser feito à beira-leito. Estudos ainda são necessários para utilizá-la como uma ferramenta diagnóstica, mas mostra-se efetiva como descobridora de complicações secundárias à infecção, sendo eficiente para avaliar o grau de comprometimento pulmonar na doença.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica