Identificação do remodelamento e função do ventrículo direito na hipertensão pulmonar importante

  • Autor
  • Alicia Maria Grau Barreto
  • Co-autores
  • Pedro Igor Portela Aguiar , Lauriene de Souza Nogueira , Júlia Ferreira Alves , Marcelo de Paula Almeida , Ana Cláudia Cavalcante Nogueira
  • Resumo
  • Introdução: A hipertensão pulmonar pode ser definida quando a pressão arterial pulmonar se encontra igual ou acima de 25 mmhg. O remodelamento e disfunção do ventrículo direito são de difícil identificação na fase assintomática, mas quando identificados, são indicadores de bom prognóstico. 

    Metodologia: Esta pesquisa é de caráter bibliográfico; foram realizadas buscas no período de 2015 a 2020; A coleta de dados foi feita a partir de artigos publicados em revistas indexadas vinculadas a Pubmed, BVS utilizando-se na busca termos: “Hipertensão pulmonar”, “Ventrículo direito”, “diagnóstico de hipertensão pulmonar”. 

    Discussão: A etiologia da hipertensão pulmonar varia de acordo com a idade de cada paciente e pode ser dividida em congênitas e crônicas. Nas congênitas, a causa é comumente por persistência do canal atrial, comunicação interatrial e comunicação interventricular. Já as crônicas podem ser em virtude de infarto do miocárdio, doenças pulmonares obstrutivas e tromboembolismo pulmonar. A hipertensão pulmonar ocasiona uma sobrecarga de volume do ventrículo direito, que por mecanismos compensatórios, aumentam a contratilidade da musculatura ventricular direita. Desse modo, para manter o débito cardíaco, o ventrículo direito dilata e a frequência cardíaca aumenta abaulando o septo interventricular. Dessa forma, o ventrículo perde progressivamente seu inotropismo, remodelando e perdendo sua função. O rastreio na fase assintomática é difícil, todavia, existem mecanismos que podem ajudar na sua identificação. O ecocardiograma é o exame de primeira escolha visto que consegue aferir a pressão da artéria pulmonar e analisar o diâmetro dos ventrículos. Contudo, o diagnóstico definitivo é realizado pelo cateterismo, pois define o tipo de hipertensão pulmonar e a escolha do tratamento ideal a ser realizado. 

    Conclusão: A hipertensão pulmonar sobrecarrega o ventrículo direito, já que exerce um maior esforço para preservar o gasto cardíaco. Como consequência, o ventrículo direito perde, gradativamente, sua capacidade de contração, ocasionando seu remodelamento e perda de função. É importante destacar que o ecocardiograma funciona como um exame sugestivo e não diagnóstico, sendo a realização do cateterismo primordial para o diagnóstico de hipertensão pulmonar. 

     

  • Palavras-chave
  • Hipertensão pulmonar; ventrículo direito; diagnóstico de hipertensão pulmonar.
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica