A milenar Medicina Ayurvédica e seus benefícios à saúde.

  • Autor
  • Ana Paula Teixeira Leite
  • Co-autores
  • Layren Beatryz Barbosa Malta , Anna Luiza Brito Franceschini , Claudia Mendonça Magalhães Gomes Garcia
  • Resumo
  • TÍTULO: A milenar Medicina Ayurvédica e seus benefícios à saúde.

    INTRODUÇÃO:

    O Ayurveda, medicina clássica indiana, busca compreender o ser e o processo de adoecimento em sua integralidade, inclusive espiritual. Assim, torna-se essencial a inserção deste conhecimento milenar na medicina ocidental como opção terapêutica contribuinte na resolução do processo de adoecimento.

    METODOLOGIA:

    Foi realizada uma revisão de literatura, com busca nas bases de dados PubMed, National Library of Medicine e Google Acadêmico, usando os descritores: “Medicina Ayuverda”, “Medicina Indiana” e “Ayurveda”. Foram selecionados 05 artigos em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, abrangendo o período de 2013 a 2018.

    DISCUSSÃO:

    O Ayurveda se desenvolve e evolui juntamente com a civilização humana, na busca por uma boa saúde e pode ser entendido como conhecimento da vida, um pilar da medicina tradicional indiana, destinado não apenas à cura de doenças, mas também à prevenção delas, tornando o paciente mais consciente sobre a própria doença. Nos últimos anos, essa ciência destacou-se na saúde ocidental, levando à ampliação nas pesquisas que combinam princípios ayurvédicos e ferramentas científicas modernas. 

    O principal objetivo do Ayurveda é o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, a fim de alcançar o equilíbrio entre esses sistemas. Para isso, são considerados fatores ambientais, hábitos alimentares, estilo de vida, de forma sustentável, valorizando a vida e a natureza.

    Dessa forma, o conhecimento ayurvédico pode fornecer novas perspectivas e soluções na saúde contemporânea. Aliar a medicina ayurveda à medicina convencional é a oportunidade de oferecer um sistema de saúde de qualidade, integrado e centrado no paciente. Nesse contexto, o Ayurveda reforça a importância de tratar o paciente como um todo e não apenas a doença, o que de maneira simples e econômica, pode facilitar a promoção da saúde e do bem-estar geral.

    CONCLUSÃO:

    A influência dos conhecimentos milenares da prática ayurvédica, testada por várias gerações, pode contribuir com a medicina ocidental, a fim de gerar conhecimento e estratégias sobre saúde e bem estar atrelado ao corpo e a mente. Apesar disso, são necessários mais estudos abordando os estágios do adoecimento, os recursos terapêuticos e a qualidade de vida.

  • Palavras-chave
  • Medicina Ayurveda, Medicina Indiana, Ayurveda
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica