Benefícios do TAP block guiado por ultrassom no pós operatório de cirurgias abdominais

  • Autor
  • Clara Paula Gonçalves Mendes
  • Co-autores
  • Beatriz Almeida Fernandes , Bruno José Almeida Macieira Ramos , Bruna Stefane de Carvalho Teixeira , Nádia Marisa Sotério de Oliveira
  • Resumo
  •  

    Introdução: a primeira descrição do TAP block guiado por ultrassom surgiu em 2007, e, desde então, seu efeito analgésico tem sido interessante para cirurgias abdominais, por reduzir riscos de falha comparado às técnicas guiadas por referência anatômica e possuir múltiplos benefícios no pós-operatório. 

    Metodologia: busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Medline, via Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed. Descritores: analgesia, tap block, transversus abdominis plane block, cirurgia abdominal. Foram selecionados 18 artigos em língua inglesa e portuguesa, publicados nos últimos 5 anos. Para complementação, os livros de anestesia dos autores James Manica e Ronald Miller foram utilizados. 

    Discussão: o bloqueio do plano abdominal transverso (TAP block) é uma estratégia analgésica muito segura que vem sendo utilizada para manejo da dor pós operatória em diversas cirurgias abdominais, dentre elas: colorretais, cesáreas, colecistectomias, histerectomias, herniorrafias, apendicectomias, nefrectomias, bariátricas, gastrectomias e prostatectomias. O bloqueio é eficaz no manejo da dor originária da pele, do subcutâneo e do peritônio parietal e, associado a mecanismos de controle da dor visceral, diminui significativamente o sofrimento pós operatório do paciente. O TAP block guiado por ultrassom permite melhor delimitação de estruturas anatômicas, aumenta a eficácia da técnica, reduz a dose de fármacos necessária para o bloqueio e melhora o prognóstico do paciente quando comparado a técnicas não guiadas. Os estudos mostram que os benefícios do TAP block no pós-operatório envolvem a redução do tempo de internação e da escala analógica da dor, diminuição do uso de opioides e, consequentemente, de seus efeitos colaterais (náuseas, vômitos, prurido e sonolência), melhora da motilidade gastrointestinal, mobilização precoce e rápida recuperação da anestesia. Entretanto, ainda são necessários estudos clínicos randomizados que comparem o papel pré e pós-operatório do TAP block e que apresentem resultados conclusivos e consistentes, a fim de determinar suas reais indicações. 

    Conclusão: o TAP block é atualmente utilizado para uma gama de procedimentos que necessitam de controle da dor a curto e a longo prazo. Por meio das análises dos estudos, é possível perceber que o TAP block guiado por ultrassom é uma técnica analgésica promissora pelo fato de promover uma maior segurança e desfecho para o paciente submetido a procedimentos cirúrgicos na região abdominal.

     

  • Palavras-chave
  • analgesia, TAP block, cirurgias abdominais, anestesia, ultrassonografia
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica