INTRODUÇÃO: A ultrassonografia point-of-care (POCUS) é o exame realizado a beira leito, capaz de captar imagens dinâmicas, facilitando correlacionar os sinais e sintomas do paciente. Estudos relatam alta especificidade e sensibilidade como método diagnóstico do tromboembolismo venoso na emergência.
METODOLOGIA: Revisão narrativa de literatura, estratégia de busca por meio dos descritores “Ultrassonografia”, “Ecografia”, “Diagnóstico”, ”Point-of-care” e “Trombose Venosa Profunda”. Foram selecionados artigos com publicação na base de dados PubMed e Scielo de 2015 - 2020, em inglês e português. Analisados através de uma leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 6 artigos.
DISCUSSÃO: Trombose Venosa profunda (TVP) é caracterizada pela formação de trombos nas veias profundas, principalmente dos membros inferiores. Os sinais clínicos não são suficientes para diagnóstico pois o trombo pode não obstruir totalmente a veia levando a circulação colateral e sintomatologia atípica. Assim, é necessário associar quadro de dor e edema em membro unilateral a outros fatores de risco como cirurgias prévias, imobilizações recentes, neoplasias e hormonioterapia a fim de evitar embolia pulmonar. Nesse sentido, a utilização de ultrassonografia point-of-care (POCUS) a beira leito em pacientes com suspeita de TVP tem sido muito eficiente e agilizado confirmação do diagnóstico. Algumas convergências sobre o uso do POCUS foram apontadas como a necessidade de exame bilateral já que pacientes hospitalizados e portadores de doenças malignas possuem maior chance de desenvolver trombose contralateral clinicamente silenciosa. Além disso, a não visualização dos vasos aumenta a probabilidade de falsos negativos no caso de trombose distal, duplicação de veia femoral e poplítea, trombos parcial e trombos isolados em veias inacessíveis; e compressão extrínseca ou trombose prévia pode sugerir falso positivo. Ainda assim, o POCUS é um exame não invasivo, de baixo custo, de fácil execução e que pode ser repetido sem prejuízos ao paciente.
CONCLUSÃO:
No contexto do paciente com suspeita clínica de trombose venosa profunda dos membros inferiores em situação de atendimento de urgência/emergência, seja no pronto socorro ou na terapia intensiva, a realização da ecografia vascular focada nos pontos de interesse é ágil e confiável.
Comissão Organizadora
Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Comissão Científica