Introdução: Com o contexto pandêmico propiciado pela COVID-19, tornou-se necessária a análise dos possíveis impactos que o isolamento social e as adversidades desse período podem trazer às crianças, tendo como foco o estresse tóxico infantil e o comprometimento do desenvolvimento psíquico e social. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica que usou como referência as bases de dados da PubMed, Scielo e LILACS para pesquisa de artigos, utilizando as palavras-chave “Covid-19”, "criança" e "quarentena". Consequentemente, foram utilizados 6 artigos em português e inglês dos últimos 5 anos. Discussão: A pandemia impactou todo o sistema de saúde independente da área e da faixa etária de atendimento, ressaltando problemas e fragilidades antes negligenciadas, em especial, a saúde mental infantil. O isolamento e distanciamento social impactam de forma extremamente negativa as crianças, uma vez que elas estão na fase da vida, na qual não possuem o desenvolvimento efetivo dos seus mecanismos e habilidades sociais, não sabem lidar com restrições rígidas e com frustrações e não possuem entendimento em sua totalidade de como ambientes e interações, antes vistas como boas e estimuladas pelos indivíduos responsáveis a sua volta, agora são vetadas e desencorajadas.
Os estudos feitos para analisar essa nova realidade demonstraram um sofrimento psicológico significativo que leva ao desenvolvimento do estresse tóxico, no qual a exposição prolongada a estressores geram o aumento dos níveis de cortisol que elevam as taxas de ansiedade, depressão, insônia, mau humor entre outros distúrbios, além de agravar os pré-existentes. Além disso, também foram identificados fatores potencializadores dos efeitos negativos da pandemia na psique infantil, como ter necessidades especiais, não realização de atividade física, falta de rotina, baixa condição econômica, relação familiar instável, abuso infantil e alta densidade habitacional. Conclusão: Por meio das análises e dos estudos, percebe-se a maior amplitude do impacto da pandemia, da Covid-19 e do distanciamento social nas crianças, gerando um estresse tóxico e impactando de forma negativa no seu desenvolvimento psicológico e social.
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Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
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Clarissa de Lima Oliveira e Silva
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Weberth Oliveira Santos
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Clarissa de Lima Oliveira e Silva
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