Comunicação Interventricular e Hipertensão Arterial Pulmonar Por Síndrome De Einsenmenger

  • Autor
  • Romário Braga de Faria Júnior
  • Co-autores
  • Laura Beatriz Gomes dos Santos , Lucas Martins Ferreira Guimaraes , Wanderson Junio Pompilio Alves , Bruno Vilalva Mestrinho
  • Resumo
  •  

    Título

    Comunicação Interventricular e Hipertensão Arterial Pulmonar Por Síndrome De Einsenmenger

    Introdução

    A Síndrome de Eisenmenger (SE) caracteriza-se pelo aumento da pressão pulmonar e shunt da direita para a esquerda ou bidirecional, ocorrendo uma comunicação ampla entre a circulação sistêmica e pulmonar, aumentando a resistência vascular periférica, tendo como marca a intensa cianose.

    Descrição do caso

    Paciente, feminina, 38 anos, diagnosticada com comunicação interventricular e hipertensão arterial pulmonar (HAP) há mais de 10 anos. Realizou cirurgia cardíaca. Há 1 mês evoluiu para piora da dispneia. No dia 15/04 apresentou quadro de síncope e cianose central, sendo procedida a Intubação Orotraqueal. Foi realizado um acesso venoso por punção, apresentando pneumotórax por acidente de drenagem torácica. Apresentou nova descompensação cardiopulmonar sendo reintubada no dia 21/04. Realizou uma tomografia de Tórax no dia 22/04, apresentando focos de infiltrado em vidro fosco nos lobos superiores bilateralmente, mais evidentes à direita. Paciente já descartada para infecção por coronavírus, em tratamento de pneumonia nosocomial. Aguarda transferência para a Unidade de Terapia Intensiva com Suporte Cardiológico e Pneumológico visto descompensação de doença de base.

    Discussão

    A SE é definida como HAP com manobras reversas ou bidirecionais através de comunicação intracardíaca ou aortopulmonar. O presente caso clínico demonstra a importância da identificação das manifestações clínicas, como: dispineia, cianose, sincope, arritmias atriais e ventriculares, e, raramente falência cardíaca direita, podendo ocorrer baqueteamento digital ou sopros cardíacos. A cateterização cardíaca, com medição da pressão arterial pulmonar, confirma o diagnóstico e o controle inclui evitar condições que podem exacerbar a síndrome, como: gravidez, depleção do volume circulatório, exercício isométrico, ou atividades em altas altitudes. O tratamento médico é de suporte, mas o transplante do coração e pulmão são reservados para doentes com mau prognóstico e que não responderam à terapia médica.

    Conclusão

    A SE se manifesta com HAP associada a cardiopatia congênita. O quadro apresenta alta morbidade devido à hipoxemia e às alterações hematológicas. Em pacientes com SE é imprescindível o diagnóstico, classificação do grau de comprometimento e a capacidade de reatividade pulmonar para se considerar os benefícios das propostas terapêuticas. Assim, percebe-se a importância do diagnóstico prévio do defeito cardíaco e sua correção antes da lesão vascular instalada.

     

     

  • Palavras-chave
  • Hipertensão Arterial Pulmonar, Comunicação Interventricular e Síndrome De Einsenmenger.
  • Área Temática
  • Temas Livres
Voltar
  • Temas Livres

Comissão Organizadora

Congresso Médico UCB
Mariana Martins Castro
Anna Luiza Brito Franceschini
Gabriel Andrade de Santana Xavier
Débora de Freitas Britto Rêgo
Marcos Filipe Bueno Langkamer
Isadora
Caroline Beatriz Santos Oliveira
Clarissa de Lima Oliveira e Silva
Marcela Carvalho
Lucas Anversa Tiarling
Marcella Barreto Campos
Filipe Alves Ramos
Laura Olivia Tavares Souto
Ana Gabriella Tittoto
Weberth Oliveira Santos
Ana Beatriz Stella Marques Mendes
João Vitor Gonçalves Marques
Clarissa de Lima Oliveira e Silva

Comissão Científica