EaD, promessas e desafios: o impacto da pandemia de COVID-19 na formação médica no Brasil

  • Autor
  • Gustavo Maciel Martins
  • Co-autores
  • Maria Carolina de Araújo Seixas , Rafaella Albuquerque e Silva
  • Resumo
  • Introdução: Após o advento da pandemia de COVID-19, foram estabelecidas medidas de prevenção da doença que envolvem o distanciamento e o isolamento social. Nesse sentido, verifica-se o surgimento de inúmeros desafios de adequação do processo formativo de educação médica a esse novo contexto. Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura científica em bases de dados nacionais e internacionais. As informações foram coletadas nos seguintes portais de pesquisa: PubMed, Google Acadêmico, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde. Utilizaram-se as palavras-chave “Pandemia”, “Coronavírus” e “Educação Médica” e foram selecionados 08 artigos, publicados entre os anos de 2018 a 2020. Discussão: Os artigos avaliados demonstraram que a pandemia acelerou o advento de novas formas de interação digital no processo de formação médica. Porém, esse contexto tem se mostrado um desafio, pois a grade curricular da medicina conta com importante atuação em atividades práticas. Por um lado, o Ensino a Distância (EaD) tem servido como ótima ferramenta educacional para suprir as demandas sanitárias de distanciamento social. Por outro, tem se mostrado um meio insatisfatório no que tange a aprendizagem prática de habilidades clínicas. Ademais, todo esse cenário de mudança tem sido alvo de resistência cultural de educadores e até mesmo de alunos, que, em sua maioria obtiveram a alfabetização digital. Outrossim, apesar das atividades práticas estarem restritas, os alunos queixam-se da extensa quantidade de conteúdos que passaram a ser cobrados pelas faculdades com a adaptação para o ensino online e preocupam-se com a organização para seus estudos. É válido ressaltar ainda que a falta de infraestrutura, dificuldades de acesso e baixa conectividade à internet são barreiras importantes para a educação médica por meio da aprendizagem online no Brasil. A nova e incerta realidade que os acadêmicos encontram diante de si, tem provocado aumento significativo de ansiedade, que referem estar inseguros diante da própria formação perante as responsabilidades que assumirão quando profissionais. Conclusão: Os achados analisados indicam que, com o advento do ensino remoto virtual, possam surgir importantes possibilidades pedagógicas na educação médica. No entanto, a falta de infraestrutura, a resistência cultural e os impactos na saúde mental desfavorecem o desempenho e o aprendizado dos alunos. Assim, torna-se necessário a elaboração de medidas que minimizem os efeitos prejudiciais dessa modalidade de ensino na formação médica.

  • Palavras-chave
  • Educação Médica; Pandemia; Coronavírus.
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