O presente artigo científico pretende fazer um resumo da abordagem da teoria do desenvolvimento econômico com destaque para a abordagem da macroeconomia desenvolvimentista ou novo desenvolvimentismo e a abordagem da complexidade econômica, indicando convergências dessas duas abordagens. Procura-se destacar a possibilidade de medir e analisar o desenvolvimento econômico pelas duas metodologias que utilizam métodos distintos mas chegam a conclusões semelhantes. São analisados também os principais instrumentos para o alcance do desenvolvimento econômico a partir da perspectiva do novo desenvolvimentismo com destaque para a taxa de câmbio e as políticas industriais e o significado do conceito de complexidade econômica. Em uma segunda parte do artigo abordamos a situação do Brasil e da Argentina no período 2005-2020. Encontramos evidências de perda de complexidade econômica nesses 2 países durante o período de análise. Indicamos ainda que preliminarmente que a inserção desses 2 países no processo de globalização tem causado a perda de complexidade produtiva e comprometido seriamente o processo de desenvolvimento econômico no período sob análise, induzindo à desindustrialização, além de tornar esses países mais desiguais e vulneráveis.
Comissão Organizadora
APEC
Fábio Farias de Moraes
Rossandra Oliveira Maciel
Tatiane Aparecida Viega Vargas
Liara Darabas Ronçani
Bruno Thiago Tomio
Comissão Científica
• Área 1: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental - Karla Regina Mendes Cassiano (UFRGS); Simone Caroline Piontkewicz (FURB)
• Área 2: Gestão e economia do setor público - Wagner D'Avila (FURB); Marco Antonio Jorge (UFS)
• Área 3: Demografia, espaço e mercado de trabalho - Hellen Alves Sá (UFPR); Max Richard Coelho (UNESC)
• Área 4: História Econômica e Social - Liara Darabas Ronçani (UFRGS); Marcos Juvêncio de Moraes (SEDSC)
• Área 5: Economia Industrial, da Ciência, Tecnologia e Inovação - Marieli Vieira (UFRGS); Tatiane Lasta (UNIDAVI)
• Área 6: Desenvolvimento Social, Economia Solidária e Políticas Públicas - Rossandra Maciel de Bitencourt (UNINTER); Andrei Stock (UNIDAVI)
• Área 7: Desenvolvimento Regional e Urbano - Ana Paula Klaumann (UFRGS); Cassia Heloisa Ternus (UNOCHAPECÓ)
• Área 8: Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Marcia Fuchter (UNIDAVI); Daniele Cristina de Souza (UFTM)
• Área 9: Economia e Política Internacional - Ludmila Culpi (UFABC); Germano Gehrke (FURB)
• Área 10: Temas especiais - Glaucia Grellmann (UNIVALI); Diego Vargas (FURB)