HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO E AS MULHERES: A TEORIA DO CONSUMO DE HAZEL KYRK (1886–1957)

  • Autor
  • Aline Fischer da Costa
  • Co-autores
  • Solange Regina Marin , Liana Bohn , Pedro Guimarães Terence
  • Resumo
  • O objetivo é resgatar, no âmbito do pensamento institucional, a contribuição de uma pensadora que contribuiu para a criação da teoria do consumo como campo específico de estudo e que não está nos manuais de história do pensamento econômico. 

    Em A Theory of Consumption (1923), Hazel Kyrk, uma institucionalista americana da Escola de Chicago, caracteriza “consumidores” como sendo o público em geral; é a busca e a realização de interesses comuns que definem os grupos de consumidores. Em sua definição formal, a palavra "consumo" é geralmente entendida como a utilização de bens na satisfação das necessidades humanas e, também, como despesa de dinheiro.  Em contrapartida ao papel passivo do consumidor como “utilizador” de bens, ele aparece como um agente ativo, com necessidades e propósitos, que são satisfeitas por meio do processo econômico da escolha - da seleção entre valores. Uma teoria adequada do consumo deveria considerar o lugar e a função do consumidor no esquema industrial, reconhecer as condições práticas com as quais o consumidor esteja preocupado e compreender uma teoria adequada da escolha, explicar como surgiram as normas, hábitos e padrões de consumo e o poder que exercem sobre as atitudes e o comportamento dos indivíduos. 

    Kuiper (2022) argumenta que para Kyrk, a teoria do consumo requer uma abordagem interdisciplinar e enfatiza que a pensadora institucionalista destaca que o consumo adquiriu, na teoria econômica, papel mais preponderante. Também ao defender o que consumo deve ser entendido como um processo ativo, Kyrk argumentou que os consumidores possuem um papel substancial na determinação e direção da economia, tanto quanto a produção. Ao contrário da lei de Say, Kyrk afirma que é a demanda que cria a oferta. Para finalizar, segundo Kirk, a teoria do consumo deve iniciar com uma teoria correta do consumo – do comportamento do consumidor, uma vez que a teoria econômica marginalista é uma teoria de troca ou de preços. 

     

    REFERÊNCIAS

     

    KYRK, Hazel. (1923). A Theory of Consumption. Boston: Houghton Mifflin Company.

     

    KUIPER, Edith. (2022). A Herstory of Economics. New York: Wiley.

  • Palavras-chave
  • Mulheres, Economia Institucional, Consumo, Hazel Kyrk
  • Área Temática
  • 10. Temas especiais
Voltar Download
  • 1. Desenvolvimento e sustentabilidade sócio ambiental
  • 2. Gestão e economia do setor público
  • 3. Demografia, espaço e mercado de trabalho
  • 4. História econômica e social
  • 5. Economia industrial, da ciência, tecnologia e inovação
  • 6. Desenvolvimento social, economia solidária e políticas públicas
  • 7. Desenvolvimento regional e urbano
  • 8. Desenvolvimento rural e agricultura familiar
  • 9. Economia e política internacional
  • 10. Temas especiais

Comissão Organizadora

APEC
Fábio Farias de Moraes
Rossandra Oliveira Maciel
Tatiane Aparecida Viega Vargas
Liara Darabas Ronçani
Bruno Thiago Tomio

Comissão Científica

• Área 1: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental - Karla Regina Mendes Cassiano (UFRGS); Simone Caroline Piontkewicz (FURB)
• Área 2: Gestão e economia do setor público - Wagner D'Avila (FURB); Marco Antonio Jorge (UFS)
• Área 3: Demografia, espaço e mercado de trabalho - Hellen Alves Sá (UFPR); Max Richard Coelho (UNESC)
• Área 4: História Econômica e Social - Liara Darabas Ronçani (UFRGS); Marcos Juvêncio de Moraes (SEDSC)
• Área 5: Economia Industrial, da Ciência, Tecnologia e Inovação - Marieli Vieira (UFRGS); Tatiane Lasta (UNIDAVI)
• Área 6: Desenvolvimento Social, Economia Solidária e Políticas Públicas - Rossandra Maciel de Bitencourt (UNINTER); Andrei Stock (UNIDAVI)
• Área 7: Desenvolvimento Regional e Urbano - Ana Paula Klaumann (UFRGS); Cassia Heloisa Ternus (UNOCHAPECÓ)
• Área 8: Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Marcia Fuchter (UNIDAVI); Daniele Cristina de Souza (UFTM)
• Área 9: Economia e Política Internacional - Ludmila Culpi (UFABC); Germano Gehrke (FURB)
• Área 10: Temas especiais - Glaucia Grellmann (UNIVALI); Diego Vargas (FURB)