O objetivo do presente trabalho é analisar o perfil dos jovens na região de abrangência dos municípios, da região chamada de Contestado, para compreender quais são suas perspectivas de futuro e de vida. Os pontos de estudo foram referentes à visão dos jovens em relação a diferentes tópicos do cotidiano atual. Com a exploração em questão, foi possível analisar o perfil dos jovens que participaram da pesquisa verificando qual a relação que possuem com as tecnologias de informação e comunicação, com a escola e a formação profissional, com o mundo do trabalho, com a questão da violência, com a política e demais percepções sobre o futuro envolvendo a juventude atual. A metodologia compreendeu um estudo descritivo de cunho quantitativo com amostragem intencional. A pesquisa foi aplicada na Região dos Municípios do Vale do Contestado - AMURC, nomeadamente concentrada na região que abarca os municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul. Foi elaborado um formulário online contendo 47 (quarenta e sete) questões objetivas, subdivididas em 9 dimensões analíticas, conforme estão descritas na apresentação de resultados. Após a coleta de dados as respostas válidas (36 formulários) foram analisadas por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstram que o perfil do jovem em questão é de jovens brancos, católicos, trabalhadores que usam o computador e celular para estudar e trabalhar, preocupam-se com a crise econômica e financeira; com a saúde e com a violência. São interessados em política e sentem-se incomodados com o racismo e a discriminação. Diante disso, foi possível traçar o perfil do jovem na região pesquisada e concluir que as perspectivas da juventude estão diretamente ligadas à realidade econômica local e regional. Recomenda-se a continuidade do estudo, sua ampliação em termos de amostra, também seria interessante o estudo por município contribuindo desta forma para a reflexão e discussão das políticas públicas para juventude.
Comissão Organizadora
APEC
Fábio Farias de Moraes
Rossandra Oliveira Maciel
Tatiane Aparecida Viega Vargas
Liara Darabas Ronçani
Bruno Thiago Tomio
Comissão Científica
• Área 1: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental - Karla Regina Mendes Cassiano (UFRGS); Simone Caroline Piontkewicz (FURB)
• Área 2: Gestão e economia do setor público - Wagner D'Avila (FURB); Marco Antonio Jorge (UFS)
• Área 3: Demografia, espaço e mercado de trabalho - Hellen Alves Sá (UFPR); Max Richard Coelho (UNESC)
• Área 4: História Econômica e Social - Liara Darabas Ronçani (UFRGS); Marcos Juvêncio de Moraes (SEDSC)
• Área 5: Economia Industrial, da Ciência, Tecnologia e Inovação - Marieli Vieira (UFRGS); Tatiane Lasta (UNIDAVI)
• Área 6: Desenvolvimento Social, Economia Solidária e Políticas Públicas - Rossandra Maciel de Bitencourt (UNINTER); Andrei Stock (UNIDAVI)
• Área 7: Desenvolvimento Regional e Urbano - Ana Paula Klaumann (UFRGS); Cassia Heloisa Ternus (UNOCHAPECÓ)
• Área 8: Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Marcia Fuchter (UNIDAVI); Daniele Cristina de Souza (UFTM)
• Área 9: Economia e Política Internacional - Ludmila Culpi (UFABC); Germano Gehrke (FURB)
• Área 10: Temas especiais - Glaucia Grellmann (UNIVALI); Diego Vargas (FURB)