A necessidade de transição dos sistemas alimentares atuais tem evidenciado a urgência de recolocar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no centro da política alimentar dos Estados e governos impondo compromisso com a saúde e a mudança social, por meio de políticas públicas que possam dar repostas efetivas a essas demandas. Nesse cenário, a proposta da inovação social abre espaços para novas abordagens teóricas e práticas de governança, a exemplo do que vem sendo desenvolvido em Anchieta, na região Oeste de Santa Catarina. Município de intensa vocação agrícola e articulado para conservação de sua agrobiodiversidade, tem sido protagonista na construção de políticas efetivas de apoio à produção, abastecimento e consumo alimentar, com forte mobilização e participação social. Diante de tal contexto, este trabalho se caracteriza como um Estudo de Caso, e teve o objetivo de identificar elementos de inovação social na agenda alimentar desse município, com base no esquema teórico proposto por Neumeier (2012; 2017). Por meio de análise da trajetória empírica e da análise de conteúdo das entrevistas realizadas, é possível inferir que as ações desenvolvidas refletem elementos de aproximação com a perspectiva de inovação social, ao expor a prática social dos atores envolvidos e a valorização do bem-estar coletivo. A experiência Anchietense pode servir de referência a outros municípios, visto que a inovação social é desencadeada por um impulso inicial interno ou externo, mas a dinâmica de consolidação desse processo envolve, principalmente, o alinhamento de interesses dos atores participantes, se constituindo em um processo evolutivo de aprendizagem mútua e de governança.
Comissão Organizadora
APEC
Fábio Farias de Moraes
Rossandra Oliveira Maciel
Tatiane Aparecida Viega Vargas
Liara Darabas Ronçani
Bruno Thiago Tomio
Comissão Científica
• Área 1: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental - Karla Regina Mendes Cassiano (UFRGS); Simone Caroline Piontkewicz (FURB)
• Área 2: Gestão e economia do setor público - Wagner D'Avila (FURB); Marco Antonio Jorge (UFS)
• Área 3: Demografia, espaço e mercado de trabalho - Hellen Alves Sá (UFPR); Max Richard Coelho (UNESC)
• Área 4: História Econômica e Social - Liara Darabas Ronçani (UFRGS); Marcos Juvêncio de Moraes (SEDSC)
• Área 5: Economia Industrial, da Ciência, Tecnologia e Inovação - Marieli Vieira (UFRGS); Tatiane Lasta (UNIDAVI)
• Área 6: Desenvolvimento Social, Economia Solidária e Políticas Públicas - Rossandra Maciel de Bitencourt (UNINTER); Andrei Stock (UNIDAVI)
• Área 7: Desenvolvimento Regional e Urbano - Ana Paula Klaumann (UFRGS); Cassia Heloisa Ternus (UNOCHAPECÓ)
• Área 8: Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Marcia Fuchter (UNIDAVI); Daniele Cristina de Souza (UFTM)
• Área 9: Economia e Política Internacional - Ludmila Culpi (UFABC); Germano Gehrke (FURB)
• Área 10: Temas especiais - Glaucia Grellmann (UNIVALI); Diego Vargas (FURB)