ANÁLISE ESPACIAL DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL EM 2011 E 2021

  • Autor
  • Jéssica Antunes de Oliveira
  • Co-autores
  • Rômulo César Reisdorfer da Silva , Kalinca Léia Becker
  • Resumo
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    O Brasil é conhecido por ser um país de proporções continentais e, em seu território existem enormes desigualdades regionais e locais, principalmente na educação, que é essencial para alcançarmos um desenvolvimento com igualdade de oportunidades. Tendo isso em vista, o objetivo deste estudo é analisar a evolução do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – para os anos finais e iniciais do ensino fundamental, desde a sua implementação e, avaliar como se dá a distribuição espacial deste índice em uma comparação de 10 anos (2011-2021), a fim de identificar padrões espaciais no território brasileiro, por meio da metodologia de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE). Os valores calculados do Índice de Moran para ambos os anos foram positivos, revelando que o Ideb está autocorrelacionado positivamente no espaço, ou seja, está ocorrendo uma concentração da qualidade da educação no território brasileiro, de forma que locais com alto (ou baixo) Ideb estão cercados por regiões com comportamento semelhante, formando áreas homogêneas. Os resultados demonstram que a educação no Brasil se deteriorou neste período, observado na redução e dispersão dos clusters alto-alto de educação tanto para os anos iniciais de educação quanto para os anos finais. A exceção é o estado do Ceará, que apresentou um novo cluster alto-alto na região nordeste em 2021. Dessa forma, faz-se necessário rever o sistema de ensino brasileiro a fim de evitar que este continue se deteriorando e, com base nos resultados do estado do Ceará, que se utilizem os aspectos do sucesso educacional dessa região em demais regiões do país.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Ideb; Análise espacial
  • Área Temática
  • 6. Desenvolvimento social, economia solidária e políticas públicas
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  • 1. Desenvolvimento e sustentabilidade sócio ambiental
  • 2. Gestão e economia do setor público
  • 3. Demografia, espaço e mercado de trabalho
  • 4. História econômica e social
  • 5. Economia industrial, da ciência, tecnologia e inovação
  • 6. Desenvolvimento social, economia solidária e políticas públicas
  • 7. Desenvolvimento regional e urbano
  • 8. Desenvolvimento rural e agricultura familiar
  • 9. Economia e política internacional
  • 10. Temas especiais

Comissão Organizadora

APEC
Fábio Farias de Moraes
Rossandra Oliveira Maciel
Tatiane Aparecida Viega Vargas
Liara Darabas Ronçani
Bruno Thiago Tomio

Comissão Científica

• Área 1: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental - Karla Regina Mendes Cassiano (UFRGS); Simone Caroline Piontkewicz (FURB)
• Área 2: Gestão e economia do setor público - Wagner D'Avila (FURB); Marco Antonio Jorge (UFS)
• Área 3: Demografia, espaço e mercado de trabalho - Hellen Alves Sá (UFPR); Max Richard Coelho (UNESC)
• Área 4: História Econômica e Social - Liara Darabas Ronçani (UFRGS); Marcos Juvêncio de Moraes (SEDSC)
• Área 5: Economia Industrial, da Ciência, Tecnologia e Inovação - Marieli Vieira (UFRGS); Tatiane Lasta (UNIDAVI)
• Área 6: Desenvolvimento Social, Economia Solidária e Políticas Públicas - Rossandra Maciel de Bitencourt (UNINTER); Andrei Stock (UNIDAVI)
• Área 7: Desenvolvimento Regional e Urbano - Ana Paula Klaumann (UFRGS); Cassia Heloisa Ternus (UNOCHAPECÓ)
• Área 8: Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Marcia Fuchter (UNIDAVI); Daniele Cristina de Souza (UFTM)
• Área 9: Economia e Política Internacional - Ludmila Culpi (UFABC); Germano Gehrke (FURB)
• Área 10: Temas especiais - Glaucia Grellmann (UNIVALI); Diego Vargas (FURB)