Apesar de um tema relativamente novo no meio acadêmico, a economia criativa tem assumido um papel de relevância nos debates sobre desenvolvimento sustentável, uma vez que tem por objetivo agregar valor ao produto, gerando emprego e renda, através da utilização do capital intelectual e cultural no processo produtivo. A economia criativa tem se apresentado como um tema importante no cenário econômico, uma vez que a criatividade além de agregar valor ao produto também serve como meio para busca de alternativas sustentáveis que visam o equilíbrio na utilização e consumo dos recursos globais. O objetivo deste trabalho é estudar o coletivo AMO Mercado Criativo em Rio do Sul (SC), um grupo de empreendedores criativos que buscam agregar valor aos empreendimentos parceiros. O estudo busca realizar um diagnóstico socioeconômico dos empreendedores, mapeando e traçando um perfil dos participantes, além de contribuir para a construção de uma análise SWOT para ajudar no processo de tomada de decisão e gestão do coletivo. A pesquisa conclui que a economia criativa é importante para o desenvolvimento local, ampliando as oportunidades para ações que possam difundir a relevância dessa abordagem no processo econômico local e regional e que nesse contexto o coletivo estudado tem dado a sua contribuição. A gestão do coletivo é algo que precisa ser melhorado, mas com apoio e parcerias isso deve ser facilmente solucionado, uma vez que há uma segmentação variada entre os empreendedores criativos e a valorização da cultura local potencializam o setor a contribuir significativamente com a geração de renda, emprego e a inclusão social.
Comissão Organizadora
APEC
Fábio Farias de Moraes
Rossandra Oliveira Maciel
Tatiane Aparecida Viega Vargas
Liara Darabas Ronçani
Bruno Thiago Tomio
Comissão Científica
• Área 1: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental - Karla Regina Mendes Cassiano (UFRGS); Simone Caroline Piontkewicz (FURB)
• Área 2: Gestão e economia do setor público - Wagner D'Avila (FURB); Marco Antonio Jorge (UFS)
• Área 3: Demografia, espaço e mercado de trabalho - Hellen Alves Sá (UFPR); Max Richard Coelho (UNESC)
• Área 4: História Econômica e Social - Liara Darabas Ronçani (UFRGS); Marcos Juvêncio de Moraes (SEDSC)
• Área 5: Economia Industrial, da Ciência, Tecnologia e Inovação - Marieli Vieira (UFRGS); Tatiane Lasta (UNIDAVI)
• Área 6: Desenvolvimento Social, Economia Solidária e Políticas Públicas - Rossandra Maciel de Bitencourt (UNINTER); Andrei Stock (UNIDAVI)
• Área 7: Desenvolvimento Regional e Urbano - Ana Paula Klaumann (UFRGS); Cassia Heloisa Ternus (UNOCHAPECÓ)
• Área 8: Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Marcia Fuchter (UNIDAVI); Daniele Cristina de Souza (UFTM)
• Área 9: Economia e Política Internacional - Ludmila Culpi (UFABC); Germano Gehrke (FURB)
• Área 10: Temas especiais - Glaucia Grellmann (UNIVALI); Diego Vargas (FURB)