A falta de alfabetização financeira entre jovens universitários é um problema crescente que afeta o bem-estar individual e social. O objetivo deste trabalho é analisar como a falta de alfabetização financeira dos jovens universitários impacta o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis e conscientes ao iniciarem suas trajetórias profissionais. Utilizando uma abordagem quantitativa, foram coletados dados de 231 jovens universitários, com idades de 18 e 29 anos, através de um questionário com quatro dimensões. Os resultados indicam que a maioria dos jovens possuem um nível de alfabetização financeira médio. A influência dos pais, pouco contato com assuntos financeiros na escola e a desigualdade de ensino são os principais fatores identificados como causadores da falta de alfabetização financeira. Concluímos que a alfabetização financeira deve ser tratada como uma prioridade urgente, e que políticas públicas devem promover a inclusão de conteúdos nas escolas e universidades, bem como programas educacionais para os pais. Então, estarão garantindo o bem-estar financeiro e social dessa e das próximas gerações, com melhores hábitos e bem mais preparados para iniciarem suas trajetórias profissionais em um mercado cada vez mais complexo.
Comissão Organizadora
SEAD
Comissão Científica