Gerenciar o próprio negócio é sempre um desafio, principalmente para quem não possui formação na área de gestão, como acontece com os profissionais da saúde. Especialmente a gestão financeira, que é um gargalo na gestão de vários negócios e um dos principais motivos para a mortalidade precoce de muitos empreendimentos. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de educação financeira dos futuros profissionais da área da saúde, alunos da UFMA, a fim de identificar o nível de preparo desses estudantes para lidar com a gestão financeira pessoal e profissional em suas carreiras. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário on-line, aplicado com 95 alunos de diferentes cursos. Os resultados mostram que a educação financeira é um desafio para diversos grupos populacionais, especialmente jovens, idosos e mulheres. A pesquisa também demonstra que a maioria dos estudantes de saúde enfrenta dificuldades em relação à educação financeira, independentemente de sua renda ou curso. Fatores como acesso à informação, experiências pessoais e características individuais podem ter um impacto maior no conhecimento financeiro do que a renda familiar. Diante desse cenário, é importante investir em programas educacionais e políticas públicas para promover a inclusão financeira e garantir que todos tenham acesso a ferramentas para tomar decisões financeiras mais conscientes.
Comissão Organizadora
SEAD
Comissão Científica